Você sabia que uma alimentação rica em nutrientes é essencial para aumentar a imunidade? Mesmo se você já possui hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, ter um sono regulado e ingerir muita água, os alimentos que você consome ainda podem influenciar no funcionamento do seu sistema imunológico.

No texto de hoje, vamos te falar sobre sete alimentos que você pode consumir para aumentar a imunidade.

1. Sementes e castanhas

Alimentos como amêndoas, nozes, semente de girassol e gergelim são ricos em vitamina E, um antioxidante que promove vários benefícios para o nosso corpo.

Essa vitamina é ótima para aumentar a imunidade, pois ela estimula a produção de anticorpos que protegem o nosso organismo contra vírus e bactérias.

 

2. Frutas vermelhas e cítricas

O morango, a acerola, a laranja e o kiwi são alguns alimentos que fortalecem a imunidade. Tanto as frutas vermelhas quanto as cítricas possuem vitamina C, outro antioxidante importante para a nossa saúde. A princípio, essa vitamina aumenta a formação de glóbulos brancos, células que combatem microrganismos que são estranhos ao nosso corpo.

 

3. Vegetais verde-escuros

 Os vegetais verde-escuros, como brócolis, couve e espinafre, são alimentos com inúmeros componentes que previnem doenças e aumentam a imunidade.

Todos esses vegetais têm um alto teor de vitamina A, nutriente importante para a formação da nossa pele.  Essa vitamina cria uma camada protetora nas células da pele e das mucosas, prevenindo quadros infecciosos que são prejudiciais para a saúde.

Além disso, esses vegetais são ricos em ácido fólico, um mineral que também ajuda na produção de glóbulos brancos.

 

4. Cereais integrais e leguminosas

Cereais integrais e leguminosas como aveia, quinoa, feijão e lentilha, são ricos em zinco, um nutriente que age diretamente nos processos anti-inflamatórios do corpo, combatendo gripes e outras doenças.

Esses alimentos também são ótimas fontes de selênio, um elemento químico que diminui inflamações e previne a sobrecarga do sistema imunológico.

 

5. Gengibre

 Conhecido por ser um termogênico natural, o gengibre também é um alimento que aumenta a imunidade do corpo. Essa raiz já é usada há séculos na medicina chinesa para combater resfriados e outras doenças, como asma e bronquite.

Além de ser uma fonte rica em vitamina C, essa especiaria também possui outro elemento importante para a saúde do nosso corpo, o gingerol. Essa subståncia é cheia de antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias e antivirais, protegendo o organismo de fungos e bactérias.

O melhor de tudo é que o gengibre é um alimento versátil, podendo ser consumido cru, como tempero, em chás ou em formato de cápsula.

 

6. Cúrcuma

 Também conhecido pelo nome açafrão-da-terra, a cúrcuma é um alimento da mesma família do gengibre e é um dos temperos principais da culinária indiana.

Essa planta também é usada há anos pela medicina oriental, tratando vários problemas de saúde, como artrite e psoríase.

O ingrediente principal dessa especiaria é a curcumina, uma subståncia antibacteriana e antisséptica que age no corpo como um expectorante natural, reduzindo inflamações sem provocar efeitos colaterais.

Quando a raiz é usada externamente, ela age como um cicatrizante para tratar cortes e feridas e pode ser consumida de várias formas, como em chás, molhos e cápsulas.

 

7. Iogurte natural

 O iogurte natural é rico em probióticos, que são aquelas bactérias “do bem” que ajudam a regular o intestino e melhorar a flora intestinal. Esses probióticos aumentam a imunidade, pois eles estimulam a produção das células de defesa (macrófogos), cuja principal função é combater infecções e outras doenças no corpo.

 

 Se você gostou das nossas dicas para aumentar a imunidade, não deixe de seguir as páginas da ONODERA no Facebook e Instagram para mais dicas de saúde e beleza.