Quando o assunto é prevenção de osteoporose e fortalecimento dos ossos, já pensamos na vitamina D, mas e para a pele?

Apesar de não ser tão conhecida com essa função, a vitamina D fortalece a barreira da derme, ajuda a diminuir rugas e linhas de expressão e combate o envelhecimento precoce.

A melhor parte é que essa vitamina é produzida pelo nosso próprio corpo, quase como um hormônio, e pode ser sintetizada pelos raios de sol.

Quer saber o que mais a vitamina D pode fazer pela sua pele e como aumentar a sua produção? A gente te conta tudo aqui em baixo.

Benefícios da vitamina D para a pele

As vitaminas têm um papel muito importante para o bom funcionamento do corpo e como saúde e beleza andam sempre juntas, a pele também é afetada por elas.

Dentre os benefícios da vitamina D para a pele estão:

1) Redução nas espinhas

A acne e as espinhas podem aparecer por vários motivos, um deles é a baixa imunidade.

Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina D tem propriedades antimicrobianas que ajudam no tratamento e prevenção da acne e outras infecções.

2) Redução nas rugas e linhas de expressão

A vitamina D possui propriedades antioxidantes, isso significa que agentes do envelhecimento como fumaça, poluição, cigarro e radiação tenham menos impacto sobre a sua pele.

3) Rejuvenescimento da pele

Um dos principais benefícios da vitamina D para a pele é o seu poder de renovação das células.

Quando a vitamina D é sintetizada pelo sol, ela passa por uma reação química que faz as células se dividirem e renovarem.

Esse processo melhora a elasticidade da pele e faz com que os contornos da pele pareçam mais definidos.

Como obter vitamina D?

Existem duas maneiras de estimular a produção de vitamina D no corpo: exposição solar e alimentação. Vamos falar mais sobre elas abaixo:

1) Exposição solar

É preciso tomar cuidado para sintetizar a vitamina D no organismo através da exposição solar porque o excesso de sol pode quebrar as fibras de colágeno e causar envelhecimento da pele.

O ideal, segundo os dermatologistas, é 15 a 20 minutos de sol por dia, nos braços e pernas, em horários de sol mais fraco.

2) Alimentação

Embora o sol seja o principal meio de estimular a produção da vitamina D, ela também pode ser encontrada em menores quantidades em alguns alimentos.

As principais fontes são: sardinha e atum em lata, fígado de boi, ovos, iogurte, queijo, manteiga, óleo de fígado de bacalhau.

DicaOn: O CháMix da Onodera, além de ajudar a emagrecer, é rico em vitamina D.

Se você quer ver mais dicas para manter a sua pele sempre bonita, siga a gente no facebook e no instagram. Aproveite também para conhecer nossos tratamentos de rejuvenescimento.