O protetor solar é um produto indispensável para proteger a pele do sol, principalmente durante o verão.

Quando o inverno se aproxima, muitas pessoas acham que não há necessidade de usar filtro solar por causa das temperaturas baixas, mas isso está longe de ser verdade.
No texto de hoje, vamos contar um pouco mais sobre o protetor solar, destacar seus benefícios e porque ele é um dermocosmético indispensável, independente da estação do ano.

Ficou curiosa? Então continue lendo!

O que é e para que serve o protetor solar?

Como o nome sugere, o protetor solar — ou filtro solar — é um produto tópico feito para proteger a pele do sol.
O sol emite raios ultravioleta (UVA e UVB) que são prejudiciais para nossa saúde, podendo provocar queimaduras, manchas, envelhecimento precoce ou até mesmo aumentar o risco de cåncer de pele.
Por todos esses motivos, o protetor solar é um passo primordial nos cuidados com a pele e deve ser usado diariamente, incluindo em dias nublados ou com temperaturas mais baixas.
Isto porque o sol dos dias de frio é tão nocivo para a nossa pele quanto o dos dias de calor.
Ou seja, apesar de não provocar queimaduras e outras irritações, os raios UVA continuam com a mesma intensidade, ainda colocando a saúde da pele em risco.

Quais são os benefícios do protetor solar?

Além de proteger a pele, o uso contínuo do protetor solar oferece vários benefícios a longo prazo, como:

 

  • Retarda os sinais de envelhecimento.
  • Ajuda na hidratação da derme.
  • Ameniza e previne a aparência de manchas.
  • Reduz a chance de melasma.
  • Controla a oleosidade.
  • Evita a acne solar.
  • Diminui o risco de cåncer de pele.

 

Como escolher o protetor solar ideal para sua pele?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o protetor solar e seus benefícios, que tal algumas dicas de como escolher o filtro ideal para a sua pele? Hoje em dia, existem vários tipos de protetores disponíveis, tanto para o corpo quanto para o rosto. A grande diferença é que os protetores corporais costumam ter certas subståncias que podem obstruir os poros, favorecendo a formação de espinhas e outras irritações.
Sendo assim, os protetores faciais tem uma formulação mais compatível com a pele do rosto e, dependendo da marca escolhida, há alguns filtros solares com ativos que potencializam ainda mais os benefícios.

Por exemplo, se você tem a pele seca, recomendamos que utilize um protetor solar com hidratante e antioxidantes, para preservar a oleosidade natural e prevenir o envelhecimento precoce.

Porém, se a sua pele for oleosa ou mista, a nossa dica é investir em um filtro solar que seja oil free, como aqueles à base de gel, mousse ou sérum.
Já no caso das peles sensíveis, opte por um protetor solar sem perfume e com uma composição mais suave, como na versão loção ou creme.
Por fim, as peles normais geralmente se adaptam muito bem com qualquer tipo de filtro solar; no entanto, se você está procurando um produto que tenha mais resistência ao suor e à água, então aposte nos protetores solares em formato de sérum, loção ou spray.

Se você gostou dessas dicas de como escolher o filtro solar mais compatível com a sua pele, então vai adorar este texto aqui.

E, para manter a sua beleza sempre em ON, não deixe de seguir as páginas da ONODERA no Facebook e no Instagram.