Protetor solar é o item que não pode faltar para quem quer curtir o verão e manter a pele saudável, mas você sabe qual é o tipo certo para a sua pele?

Claro que o uso de protetor solar deve ser diário, mesmo nos dias que de temperatura mais amena, mas no verão é indispensável.

É por isso que, no artigo hoje, vamos falar sobre os tipos de protetor solar e te ajudar a encontrar a melhor opção para você.

Continue lendo!

 

Tipos de protetor solar

Existem diversos tipos de protetor solar à venda, tanto corporais como faciais.

Os corporais, geralmente, variam na forma de aplicação (gel, spray, pó ou bastão) e no espectro de proteção que pode ser apenas UVB ou amplo (UVB e UVA).

Entretanto, esses protetores podem ter em sua composição algumas subståncias que podem causar espinhas ou outros problemas para a pele do rosto, por isso existem os faciais.

O protetor solar facial pode ser:

- Com hidratante: além de oferecer um aspecto brilhoso para a pele, reflete a luz solar e preserva a oleosidade natural, indicado para peles secas;

- Com antirrugas ou anti-idade: além de proteger do sol, contém antioxidantes que ajudam a preservar a saúde da pele e retardar o processo de envelhecimento;

- Oil-free: produtos sem óleo em sua composição, indicados para as peles mistas ou oleosas;

- Com cor: além de protetor solar, também é um item de maquiagem, como base ou pó;

- Antipoluição: aquele que contém antioxidantes ainda mais poderosos e que promete devolver viço à pele.

 

Indicações de protetor solar para cada pele

Encontre o seu tipo de pele e a indicação de protetor solar para você.

Pele normal

Se a sua pele é suave, saudável e tem um nível controlado de oleosidade, use os protetores no formato sérum, loção ou spray, que possuem mais resistência ao suor e à água;

Pele oleosa

Se você tem brilho e oleosidade em excesso na testa, nariz e queixo, procure um protetor que não vai obstruir os poros, como os gel-creme, oil-free, sérum ou mousse.

Pele seca

Esse tipo de pele é o mais propenso ao envelhecimento precoce, se você sente sua pele repuxando, com toque áspero e aspecto seco, preste atenção.

A melhor indicação é um protetor solar na versão creme com água e óleo na composição, que vão ajudar a manter a umidade do rosto.

Pele sensível

Se você tem a pele hiper-reativa e intolerante, procure um protetor solar sem perfume e com formulação neutra, de preferência nas versões loção ou gel-creme.

Pele claríssima

Esse é tom de pele mais sensível ao sol, é aquele que, ao invés de se bronzear, fica vermelho e mostra irritação quando exposta ao sol.

Se você tem esse tipo de pele, utilize no mínimo um protetor solar com FPS 90.

Pele clara

É outro tipo de pele com baixa tendência de se bronzear e que queima com muita facilidade, o fator de proteção indicado é no mínimo o FPS 60.

Pele negra

Os tons de pele mais escuros escondem os efeitos do fotoenvelhecimento e costumam ter mais facilidade para se bronzear. Nesses casos, o protetor solar indicado é do FPS 30 para cima.

 

Dicas para utilizar o protetor solar

- Passe 15 minutos antes da exposição solar;

- Retoque a cada 2 horas ou depois de sair da água;

- Não esquecer de passar na nuca, axilas, mãos, pés e outras áreas mais escondidas do corpo;

- Procure utilizar produtos com proteção de amplo espectro (UVA e UVB).

 

Se você gostou das nossas dicas de protetor solar, siga a gente no Facebook e no Instagram para ficar sabendo de outras dicas para curtir o verão sem se preocupar.

É por isso que, no artigo hoje, vamos falar sobre os tipos de protetor solar e te ajudar a encontrar a melhor opção para você.