As celulites são furinhos muito comuns que aparecem devido ao acúmulo de gorduras e toxinas nas células do corpo, e por isso muitas pessoas confundem os mitos e verdades sobre elas.

Será que dormir com uma almofada embaixo dos tornozelos ajuda a melhorar a celulite? E os homens? Será que eles também podem ter esses temidos furinhos no corpo?

No texto de hoje, vamos solucionar todas essas dúvidas sobre a celulite e esclarecer quais delas são mitos e quais são verdades.
Ficou curiosa? Então, continue lendo! 

A celulite aparece somente em pessoas que estão acima do peso.

Mito. Embora a celulite tenha mais tendência a acompanhar os quadros de obesidade, a verdade é que ela pode aparecer em pessoas com qualquer peso.

Isso é porque o excesso de gordura no corpo não é o único fator que contribui para a formação da celulite.

Ou seja, existem vários fatores que podem causar celulite, como desníveis hormonais, desidratação, má alimentação, entre outros.

A celulite pode causar dor.

Verdade. A celulite pode aparecer em graus diferentes de 1 a 4.

O primeiro e segundo grau são quadros leves de celulite onde os furinhos quase não são visíveis.

Já nos quadros de terceiro grau, os nódulos e granulações são mais aparentes por causa da inflamação.
Mas é somente no quarto grau que a celulite pode causar dor, pois nesse estágio há um acúmulo elevado de inchaço e toxinas, provocando cansaço, tensões e dores na região.

Apenas mulheres têm celulite.

Mito. Embora as mulheres sejam mais propensas a terem celulite, isso não significa que elas não possam aparecer nos homens.

A verdade é que as mulheres têm um tecido de gordura mais fino e delicado do que os homens.

Além disso, os homens possuem mais testosterona, um hormônio que favorece o ganho de mais massa muscular do que a gordura.

Levando tudo isso em consideração, a celulite nos homens é rara, mas pode aparecer naqueles que são mais velhos e que estão acima do peso, geralmente na área do abdômen.

Dormir com um travesseiro sob os tornozelos pode melhorar a celulite.

Verdade. Apesar de não existir comprovação científica se esse método funciona ou não, levantar um pouco as pernas enquanto dorme melhora a circulação sanguínea, ou seja, essa técnica promove a melhoria não só da celulite, como também da retenção de líquidos e varizes.

A celulite piora com o avanço da idade.

Verdade. A celulite geralmente aparece durante a puberdade, uma época que o corpo passa por uma grande alteração hormonal.

Embora não seja possível eliminar a celulite de uma vez, hábitos saudáveis contribuem para que ela seja amenizada.

Por isso é recomendado beber bastante água para prevenir o inchaço, evitar alimentos industrializados com muito sódio ou açúcar, praticar exercícios com regularidade e realizar tratamentos como a drenagem linfática para aumentar a circulação sanguínea e melhorar a oxigenação das células.

 

Você se surpreendeu com algum desses mitos ou verdades sobre a celulite? Não deixa de seguir a ONODERA no Facebook e no Instagram para mais dicas de saúde e beleza.