A pele oleosa costuma ter características específicas que precisam de cuidados especiais para mantê-la linda e saudável. Por esse motivo, várias pessoas confundem o que é mito e o que é verdade quando se trata deste tipo de pele.

Por exemplo, será verdade que quem tem a pele oleosa demora mais para envelhecer? Será que a má alimentação prejudica mais as pessoas com a pele oleosa do que pessoas com outros tipos de pele?

Se você tem a pele oleosa e sempre teve dúvidas sobre os mitos e as verdades sobre o seu tipo de pele, então vai adorar ler o texto de hoje! 

A pele oleosa é mais propensa à formação de cravos e espinhas.

Verdade. Como o próprio nome sugere, a pele oleosa tende a produzir mais sebo, uma secreção oleosa que age como um lubrificante natural para a derme e para os pelos. Por causa disso, muitas vezes o que acontece é que há um excesso de oleosidade na derme, o que provoca a obstrução dos poros e favorece a formação de espinhas.

Se você tem a pele oleosa e está à procura de um tratamento que vai ajudar a controlar a oleosidade e melhorar a acne, então o peeling químico pode ser uma boa indicação para melhorar ainda mais os seus cuidados de rotina com a pele.

Pessoas com a pele oleosa envelhecem de forma mais lenta do que outros tipos de pele.

Mito. A pele oleosa envelhece da mesma forma que outros tipos de pele, isso não é um elemento que interfira no envelhecimento precoce ou com o avanço da idade.

O que acontece é que, muitas vezes, o rosto de pessoas com pele oleosa fica com o aspecto lustroso devido ao excesso de oleosidade na derme. Assim, dependendo do ångulo e da forma com que a luz se reflete na derme, às vezes dá impressão de um rosto hidratado e preenchido.

Mas não se engane! Os cuidados de skincare valem para todos os tipos de pele, principalmente as oleosas.

Quem tem a pele oleosa tem cabelo oleoso também.

Parcialmente verdade. Essa afirmação começou a ganhar popularidade porque o rosto, a parte superior do tronco e o couro cabeludo são as regiões onde há a maior quantidade de glåndulas sebáceas, locais onde acontece a produção natural de óleo no corpo. Por causa disso, se a pessoa tem a pele oleosa, isso significa que ela tem propensão a ter o couro cabeludo também oleoso, mas isso não é uma verdade definitiva!

Essas características são definidas por meio de muitas variáveis, como fatores genéticos e hormonais, que têm grande influência sobre o nosso corpo.
Se você é alguém que tem pele e cabelo oleosos, então venha conhecer algumas dicas que vão ajudar a controlar a oleosidade da derme e das madeixas:

●      Evite banhos quentes e locais com alto teor de gordura, como o interior de cozinhas ou oficinas mecånicas;

●      Suspenda o uso de produtos que não sejam indicados para cabelo/pele oleosos;

●      Fique atento à quantidade de cremes e condicionadores que está usando;

●      Utilize um protetor térmico para prevenir a danificação dos fios;

●      Prefira um hidratante com textura leve, para evitar a obstrução dos poros;

●      Verifique se há algum remédio que esteja provocando efeitos colaterais, como anticoncepcionais.

A limpeza de pele é um tratamento indicado apenas para pele oleosa.

Mito. A limpeza de pele é indicada não apenas para pele oleosa como também para todos os outros tipos de pele. A nossa pele, principalmente do rosto, está sempre exposta a várias situações que são nocivas para a sua saúde, como raios solares e poluição, entre outros. 

Embora as peles oleosas sejam mais propensas à formação de acne ou espinhas, isso não significa que outros tipos de pele não estão sujeitas a terem os mesmos problemas. E o melhor disso tudo é que o procedimento é 100% personalizado para atender às necessidades individuais, proporcionando, assim, resultados ainda melhores.

Se você gostou de conhecer esses mitos e verdades sobre a pele oleosa e quer conhecer mais dicas que vão te deixar em ON, então não deixe de seguir as páginas oficiais da ONODERA no Facebook e no Instagram.