Betacaroteno é uma subståncia natural responsável pela coloração de alguns legumes, frutas e verduras.

Além de levar cor para esses alimentos, essa subståncia faz muito bem à saúde. Ela estimula o crescimento dos ossos e otimiza o sistema imunológico, por exemplo.

O betacaroteno é precursor da produção de vitamina A pelo organismo e um poderoso antioxidante.

Isso significa que, além de ajudar no bronzeamento, ele também ajuda a ter uma pele mais saudável e protegida contra agentes nocivos do dia a dia.

Quer saber mais sobre esse nutriente poderoso? Então continue lendo que nós vamos te contar tudo!

 

O que é betacaroteno?

O betacaroteno é um pigmento carotenoide e antioxidante natural.

Esse nutriente é essencial para todos os tecidos do organismo porque ele combate os radicais livres, estimula o sistema imunológico e ajuda a manter o nível de anticorpos lá em cima.

Ele é muito citado e consumido durante o verão porque favorece o rejuvenescimento da pele e também o tão desejado bronzeamento.

 

Quais são os benefícios do betacaroteno?

O betacaroteno tem diversos benefícios, veja alguns deles abaixo:

Ele é aliado da pele, combate os radicais livres que envelhecem a pele e ajuda a preservar o colágeno, deixando a pele mais firme e tonificada.

Esse nutriente também ajuda na formação de melanina, que é responsável pela pigmentação e proteção contra radiação solar da pele, melhorando o bronzeado.

Ele também é bom para os ossos, para a visão, para a imunidade, para o cabelo e para as unhas, ou seja, um nutriente essencial para o seu corpo.

Veja onde encontrá-lo abaixo.

 

Quais são os alimentos ricos em betacaroteno?

Agora que você já sabe que o betacaroteno é um nutriente indispensável para a sua pele no verão e no ano todo, veja como é fácil encontrá-lo.

O betacaroteno está presente em vários alimentos como:

Acerola, manga, melão, cenoura, melancia, mamão, pêssego, goiaba, maracujá, brócolis, tangerina, caqui, damasco, abóbora, cenoura, tomate e espinafre.

Além de estar disponível em muitos alimentos, a quantidade que precisa ser consumida para alcançar a recomendação do nutriente também é bem baixa.

Por exemplo, 100 gramas de cenoura crua já têm quatro vezes a recomendação diária de betacaroteno.

Você pode aumentar a absorção desse nutriente incluindo alimentos gordurosos na dieta, como castanhas, nozes ou azeite.

 

O efeito do betacaroteno no bronzeado é imediato?

Se você tiver uma alimentação balanceada, com muitos legumes e verduras todos os dias, o efeito do betacaroteno será mais duradouro.

Mas se você quer apenas pegar um bronzeado no verão, você deve fazer uma alimentação especial com quatro semanas de antecedência à exposição solar.

Com isso, além de aumentar a produção de melanina e favorecer o bronzeado, você também vai aumentar a proteção da sua pele contra os raios UVA e UVB.

Para definir uma alimentação com a quantidade ideal de betacaroteno o ideal é consultar um nutricionista.

Procure utilizar ingredientes frescos nos sucos e abusar das saladas com folhosos verdes escuros, manga, cenoura e beterraba.

 

Se você gostou das nossas dicas com o betacaroteno para melhorar o bronzeado, siga a gente no Facebook e no Instagram e veja outras dicas para curtir o verão!