Seja no verão ou no inverno, o protetor solar deve estar presente em sua rotina diária. Saiba mais sobre sua importância

É comum acharmos que o protetor solar só deve ser aplicado nos dias de sol, certo? Porém, ele deve ser usado todos os dias, principalmente na região do rosto.

A grande importância da utilização do filtro solar se dá devido à exposição que o corpo sofre aos raios solares, mesmo se o tempo estiver nublado. O rosto é o local mais exposto e que mais recebe diretamente a incidência da luz solar.

Por que passar protetor?

Os raios ultravioleta (UVA) emitidos pelo sol são extremamente prejudiciais para a saúde. Eles causam sérios danos nas fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce, pois conseguem atingir as camadas mais profundas da pele. Já os raios do tipo UVB podem causar queimaduras e vermelhidão.

Além disso, devemos dar destaque para a incidência do câncer de pele, que é o mais frequente no ser humano e pode ser causado pela exposição excessiva ao sol.

A melhor forma de se prevenir contra os raios UVA e UVB, evitar o câncer de pele e o seu envelhecimento precoce é passar diariamente o protetor solar.

É importante lembrar que mesmo em dias nublados os raios solares ainda estão presentes, podendo ser quase tão prejudiciais quanto a luz de um dia de sol. Por isso, meia hora antes de sair de casa, recomenda-se passar meia colher de chá de protetor solar no rosto e nas partes do corpo que ficarão expostas ao sol.

Não se esqueça de aplicar protetor solar todos os dias, mesmo que o sol esteja escondido entre as nuvens. Esse simples cuidado com a pele pode evitar diversos prejuízos ao corpo. Previna-se!