Resgatar a chance de sonhar. Esse é objetivo do Novas Mulheres, projeto social da Onodera Estética que, desde 2013, capacita mulheres em situação de vulnerabilidade para encontrarem espaço de trabalho no mercado da beleza. Além de promover a capacitação profissional e a independência econômica, a iniciativa também oferece suporte para que o empreendedorismo feminino cresça no país.

Neste semestre, a iniciativa está preparando 23 mulheres do Jardim Iguatemi, na Zona Leste de São Paulo, que vão se formar no próximo dia 15, em uma cerimônia com a presença confirmada de Luiza Helena Trajano, empresária da rede de varejos Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, e Edna Onodera, fundadora da Onodera Estética e Geovana Quadros, CEO do Mulheres Empreendedoras.

Construindo juntos: O poder da colaboração no Projeto Novas Mulheres

Para o projeto acontecer, o Novas Mulheres recebe apoio. “Não fazemos nada sozinhas. É um trabalho colaborativo, onde encontramos parceiros com a mesma sinergia e que buscam promover dignidade, profissionalização e, consequentemente, a inclusão de mulheres no mercado de trabalho”, conta Danielle Magagna, head de marketing da Onodera Estética.

Entre os parceiros está o Grupo Mulheres do Brasil – organização que trabalha para engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. Foi por meio desse grupo que o Novas Mulheres encontrou o “Resgatando Sorrisos, Meninas e Meninos do Futuro”, ONG que há 8 anos atua no Jardim Iguatemi, comunidade contemplada com o curso. Segundo Heide Vieira, empresária e líder do Empreendedorismo São Paulo, o Grupo Mulheres do Brasil faz acontecer. “Um dos nossos objetivos é multiplicar ações que tornem as mulheres protagonistas da sua própria história”, relata a líder.

A parceria Onodera e a mudança de vidas através da educação

“No Mulheres do Brasil conheci uma pessoa que me falou que a Onodera aplicava cursos. Era isso que eu buscava. Em agosto deste ano, num espaço cedido por uma igreja local, a Onodera montou toda a estrutura para as aulas e, desde então, vimos a transformação acontecer: mulheres que viviam em depressão, outras que sofriam violência doméstica, algumas que não tinham dinheiro para comprar absorventes higiênicos conseguiram encontrar uma nova perspectiva para suas vidas”, conta Joanadaque Maria Santos da Silva, líder comunitária e diretoria da ONG.

A jornada de formação profissional e autoestima

São 4 meses de curso, com aulas 2 vezes por semana. Nesse período elas aprendem anatomia, fisiologia, nutrição, técnicas em massagem corporal, empreendedorismo, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, entre outras disciplinas. Como resultado, 23 mulheres estarão capacitadas para entrar no mercado de trabalho. Formada em estética e cosméticos e com pós-graduação em injetáveis e subcutåneas, a esteticista da Onodera (unidade na Lapa), Michelle P. Cardoso, é voluntária do projeto. “Nas aulas práticas, treinamos com as próprias alunas, uma faz o procedimento na outra. Então, além da oportunidade única de profissionalização, elas ainda recebem um cuidado que nunca tiveram na vida. Isso mexe com a autoestima delas. É gratificante pra mim”, explica Michelle.

 

O impacto do curso da Onodera na capacitação de mulheres para o mercado de trabalho

Uma das alunas é a trancista Beatriz Tobias da Silva, de 17 anos. “Trabalho trançando cabelo, então, já me considero no mercado da beleza, mas é a primeira vez que tive contato com anatomia e fisiologia humana. Esse aprendizado teórico foi importante demais”, conta ela que pretende atuar em alguma clínica estética e sonha ajudar seus pais a comprarem uma casa própria. “Estou ansiosa para o dia da formatura, já até sei a roupa que vou usar. Quero estar linda”, vibra a jovem.

Com 50 anos e sem conseguir voltar a sua área de trabalho, a professora Ivanete Rodrigues Araújo conta que o curso a ajudou a sair da depressão. “Cheguei em São Paulo em 2020, no auge da pandemia, peguei covid, tive muitas sequelas e não consegui mais lecionar. Eu não tinha vontade de sair de casa quando me inscrevi. Para mim foi um resgate. Aprendi diversas técnicas de massagem, já tenho duas clientes e uma renda extra”, afirma ela.

Empreendedorismo feminino impulsionado pelo Projeto Novas Mulheres

Para além da capacitação profissional, o projeto Novas Mulheres também oferece suporte para que o empreendedorismo. Cristiane da S. Prates, uma das 23 formandas, idealiza ter seu próprio negócio. “Pretendo trabalhar em uma clínica para adquirir mais prática, conhecimento, entender como funciona esse mercado, mas já me vejo como uma empreendedora, tenho muita vontade de ter meu consultório. Nunca podemos desistir dos nossos sonhos”, assegura ela.

 

Além do diploma

Depois de formadas e com o certificado do curso nas mãos, essas mulheres ainda participarão de uma seleção que vai premiar 5 delas para fazer a Ibeco, faculdade especializada no mercado da educação em saúde estética, totalmente paga pela Onodera. “É uma oportunidade única de transformação não só profissional, mas pessoal. É lindo ver a dignidade voltar ao rosto dessas mulheres que não tinham nenhuma perspectiva de futuro. Agora elas têm sementes nas mãos. Vão poder ser donas de suas próprias vidas, serão ‘Novas Mulheres’”, comemora Joanadaque.

A cerimônia de entrega de diploma e conclusão do curso vai acontecer na Casa Grupo Mulheres do Brasil, dia 15/12, Rua Dr. Tomás Carvalhal, 68, São Paulo, das 8h30 às 12h30. Teremos a participação de Luiza Helena Trajano, Edna Onodera e Geovana Quadros Brito.