O aparecimento de manchas de pele é um dos problemas que mais incomodam as mulheres. Principalmente no verão, o sol pode ser um grande inimigo do rosto, trazendo manchas desagradáveis. Essas marcas escurecidas comprometem a aparência da pele e revelam um tom nada uniforme. Porém, com os devidos cuidados, é possível resolver esse contratempo recorrendo a alguns produtos e seguindo uma rotina bem prática. Confira nossas dicas:

1. O protetor solar é indispensável para quem tem melasma

Se as manchas são causadas pelo sol e não por problemas genéticos, o protetor solar específico para a pele do rosto é mais do que necessário e a reaplicação deve ser ainda mais frequente durante idas à praia ou à piscina, ou simplesmente durante as caminhadas feitas à luz do dia. O filtro solar deve ter um fator de, no mínimo, 30, e para quem tem a pele clara - filtros com FPS 50 ou 70 são ainda mais vantajosos.

2. O BB Cream esconde as manchas de sol do rosto no dia a dia

Uma dica é recorrer ao BB Cream no dia a dia para disfarçar as manchas de pele. A vantagem é que o produto é multifuncional, pois conta com fator de proteção solar ao mesmo tempo em que age como base de maquiagem, corrigindo as imperfeições da pele e uniformizando o tom. Com um acabamento matte e sequinho, ele possui um toque suave que deixa a pele mais leve e natural, ao mesmo tempo em que disfarça as marquinhas. Na hora de usar, basta escolher o tom ideal para a cor da pele, e aplicá-lo depois do creme hidratante facial.

3. O filtro solar com cor ajuda a uniformizar as manchas escuras na pele

O filtro solar com cor é uma opção vantajosa para as mulheres mais vaidosas, que não dispensam uma pele lisa e homogênea nem mesmo durante um dia de praia ou piscina. A principal função do filtro com cor é ainda proteger a pele dos raios solares, aliado à função estética de uniformizar o tom e evitar o aspecto esbranquiçado que alguns protetores solares podem deixar no rosto. A dica é intensificar a aplicação nas áreas onde há manchas de sol, tanto na face quanto no pescoço, mas sem deixar de lado o restante da pele.

4. O creme hidratante evita aspecto envelhecido das manchas de sol

Para quem tem manchas de sol no rosto, o creme hidratante é produto indispensável para evitar a descamação ou o aspecto envelhecido da pele. A cútis precisa repor toda a água perdida naturalmente, e é exatamente essa a função do creme hidratante. Para quem tem manchas, o produto ajuda a dar viço e a recuperar a saúde da região afetada pelo sol, protegendo a pele da descamação.

5. Os cremes clareadores ajudam a eliminar as manchas da pele

Um grande aliado das mulheres que preferem cuidar das manchas de sol em casa são os cremes clareadores. O clareamento é feito por meio de uma esfoliação com ativos que inibem a produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele, e das subståncias que estimulam sua produção.

*Antes de adquirir qualquer produto, a ida ao dermatologista é importante, já que o profissional vai definir os componentes ideais para o tipo de sua pele, evitando, uma possível irritação.