Swipe to the left

Onodera Estética: do tatame a uma das maiores franquias de estética do país

Onodera Estética: do tatame a uma das maiores franquias de estética do país
Por Onodera 1 de agosto de 2022 Sem comentários

Muitos se perguntam como começam as grandes histórias e, em grande parte das vezes, iniciam-se nos sonhos e ideias de pessoas comuns. Uma dessas histórias incríveis é de Edna Onodera, fundadora da Onodera Estética, marca com mais de 40 anos de trajetória, que teve início em uma academia de judô e hoje é uma das maiores franquias de estética do país. 

O start 

Inspirada pela novela Dancin’ Days, transmitida em 1979 pela TV Globo, Edna Onodera teve um insight: porque não utilizar o espaço ocioso da sala de judô do marido, Ikuo Onodera, para montar, também, um local em que as mulheres pudessem se movimentar e se sentirem mais bonitas?

Foi a partir daí que a Onodera Estética teve início e, em 1981 começou a dar os primeiros  passos para se tornar a empresa que conhecemos hoje. Primeiro com aulas de jazz, massagens e limpezas de pele, até se tornar pioneira no lançamento de diversos tratamentos estéticos.  

Claro que nem tudo são flores, as histórias são feitas de sonhos aliados a erros e acertos, mas principalmente de resiliência. Aos 22 anos, quando decidiu começar a clínica, Edna pediu a conta do seu então emprego de secretária em um jornal paulistano e, ao lado do marido, vendeu a quitinete em que moravam e investiram em uma casa. A reforma dela foi paga com oferecimento de aulas de dança e ginástica para as mulheres dos pedreiros. Enquanto isso, a família passou a morar no porão.

O início do modelo de franquias de estética

Nos anos 2000, outro passo essencial nesta história foi tomado e a empresa adotou o sistema de franquias. A Onodera foi a primeira rede de clínicas a transformar o seu modelo de negócio em franquia. Tal decisão se mostrou central para o crescimento e expansão: o número de unidades triplicou em um período de quatro anos, e, hoje, já conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil. 

Além disso, mesmo em anos de pandemia complicados, como o fatídico 2020, a marca pôde comemorar a venda de novas franquias de estética. Sem deixar de mencionar o fato de que a marca também chegou na Europa, com a primeira unidade e sede na cidade de Braga em Portugal. Hoje, a rede é comandada pela filha do casal, Lucy Onodera.

“Do tatame ao império da estética”

Essa história de franquias de sucesso também é contada no livro “Do tatame ao império da estética”, em que Dona Edna, como é carinhosamente tratada pelos seus colaboradores, tenta repassar o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos e mostrar que tudo é feito de tentativas que nunca devem ser deixadas para depois.

Para finalizar, se você pretende ser um franqueado Onodera, a dica de Edna é: “Goste de pessoas e de cuidar delas, de tratar com carinho. Caso tenha outras preferências, então invista nisso. Mas, para ser um franqueado nosso, é essencial ter tato com o público”.

Entre em contato conosco e saiba mais!