Swipe to the left

Edna Onodera: “Do tatame ao império da estética”

Edna Onodera: “Do tatame ao império da estética”
Por Lançamento do livro de Edna Onodera 27 de abril de 2022 Sem comentários

Estar por trás de uma marca com mais de 40 anos de trajetória, especialmente uma que conquista diariamente o mercado de beleza, não é tarefa fácil. Mas esta é a história que Edna Onodera, fundadora da Onodera Estética conta no seu recente lançamento, o livro“Do tatame ao império da estética”. 

O início de um sonho narrado por quem ousou ir além: Edna Onodera 

Inspirada pela novela Dancin’ Days, transmitida em 1979 pela TV Globo, Edna Onodera teve um grande insight: porque não utilizar o espaço ocioso da sala de judô do marido, Ikuo Onodera, para montar, também, um local em que as mulheres pudessem se movimentar e se sentirem mais bonitas? Foi a partir daí, que a Onodera Estética começou em 1981, a dar os primeiros passos para se tornar a empresa que conhecemos hoje. Primeiro com aulas de jazz, massagens e limpezas de pele, até se tornar pioneira no lançamento de diversos tratamentos estéticos.  

Recordando o passado em um bate-papo sobre a vida, Edna comenta: “olhando para trás, penso em como consegui crescer e aprender tanto. Levei muitos nãos e tinha quatro filhos para criar, tinha que conseguir conciliar as coisas. Porém, eu sempre tive certeza do que eu queria. Fui à luta e fiz o que estava ao meu alcance”. Aos 22 anos, quando decidiu começar sua clínica, pediu a conta do seu então emprego de secretária em um jornal paulistano e ao lado do marido, vendeu a quitinete em que moravam e investiram em uma casa. A reforma dela foi paga com oferecimento de aulas de dança e ginástica para as mulheres dos pedreiros. A família passou a morar no porão. “Resiliência é a palavra, com certeza”, comenta a empresária. 

Para além de contar a história da marca, o objetivo do seu livro também é incentivar mulheres que gostariam de ser empreendedoras, mas não sabem por onde começar —  ou então aquelas que estão desesperançosas e procuram um caminho para seguir. “Quero que as mulheres leiam a minha história e não pensem na frase ‘eu não consigo’. É difícil, mas conseguimos, sim. O “Do tatame ao império da estética” também serve de motivação para mulheres que, assim como eu, não se acomodam no lugar em que estão e desejam mais”, comenta Edna Onodera.

Veja também: Franquia referência no mercado de beleza brasileiro e empresa engajada em projeto social 

Inspiração para quem sonha em empreender

Outro ponto importante é que “Do tatame ao império da estética”busca, de alguma maneira, repassar todos os conhecimentos adquiridos ao longo desses anos, para que não apenas franqueados da marca, mas também pessoas que se interessam pelo mundo dos negócios, aprendam e apliquem em suas próprias atividades. Nos anos 2000, a empresa adotou o sistema de franquias e a decisão se mostrou essencial para o crescimento e expansão: o número de unidades triplicou em um período de quatro anos, e, hoje, já conta com mais de 50 unidades..    

Para finalizar, se você gostaria de ser um franqueado Onodera, a dica de Edna é: “Goste de pessoas e de cuidar delas, de tratar com carinho. Caso tenha outras preferências, então invista nisso. Mas, para ser um franqueado nosso, é essencial ter tato com o público”.

Gostou do resumo da nossa história e ficou interessado em saber mais sobre as constantes transformações das franquias de estética e beleza Onodera? Entre em contato com um dos nossos consultores!