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Onodera Estética: franquia referência no mercado de beleza brasileiro e empresa engajada em projeto social

Onodera Estética: franquia referência no mercado de beleza brasileiro e empresa engajada em projeto social
Por Onodera 19 de março de 2021 Sem comentários

No geral, para os consumidores e consumidoras, serviços de estética não são caracterizados como um luxo, mas uma necessidade que vale a pena investir, pois mexe diretamente com o senso de felicidade e satisfação de cada um. Ao mesmo tempo, no cenário socioeconômico globalizado, também é uma área que representa grande potencial de emancipação, principalmente na história de muitas mulheres. Como é o caso de Edna Onodera, fundadora da ONODERA Estética, maior e mais lucrativa rede de franquias de beleza e estética do país.

Com um perfil empreendedor desde a infância, Edna veio de uma família simples e sempre encarou as adversidades como uma oportunidade. Foi essa visão que a motivou a começar um negócio de restaurar móveis na garagem de casa aos 14 anos. Também foi assim que batalhou uma oportunidade em um jornal local aos 16 anos. Da mesma forma, foi esse perfil o estopim anos mais tarde para que ela iniciasse no espaço da academia de judô do marido, Ikuo Onodera, o oferecimento de serviços de estética como complemento à renda familiar.

A inspiração surgiu após ligar a TV e ser impactada pela trajetória de uma personagem de uma novela famosa na época. O empreendedorismo na área de beleza tem funcionado e muito por meio dessa dinâmica reflexiva. Assim como Edna ousou sonhar mais impressionada pela ficção, após 40 anos de construção de uma marca impecável, como a rede ONODERA, ela hoje se tornou justamente essa mulher inspiradora, pois é uma mulher real, cheia de vivências e histórias encorajadoras. 

Projeto social Novas Mulheres: um grande diferencial da marca

Se o mercado de estética é um dos setores que mais cresce no mundo, há uma clara demanda e cada vez mais crescente, seja em clínicas, SPAs, academias de ginástica, clubes esportivos e para autônomas. Só é preciso que novos profissionais qualificados sejam habilitados e inseridos nas oportunidades certas. Reconhecendo a diferença que a oportunidade trouxe à sua vida, Edna Onodera implantou ao propósito da sua marca investir na inspiração e mudança de vida de outras mulheres. Foi a partir dessa ideia, que em 2013 nasceu o projeto social “Novas Mulheres”. Com um nome bem simbólico, a missão dele é capacitar mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e estão em busca de profissionalização e empregabilidade no mercado de estética. 

Inclusive, parte dos esforços da campanha de 40 anos da rede foram movidos para reforçar o projeto, que é totalmente gratuito para as participantes e contou nesta edição com o apoio da Faculdade Método de São Paulo (Famesp). Anteriormente, o curso acontecia de forma presencial e capacitava turmas de até 30 mulheres. Hoje, devido ao novo cenário, o formato foi adaptado para seguir capacitando parte em aulas teóricas, ministradas em uma plataforma online, e parte em aulas práticas cedidas nas unidades. O “Novas Mulheres” é desenvolvido sempre em parceria com ONGs, para que além da capacitação haja todo um acompanhamento psicológico e assistência social das alunas. Visando resgatar seus valores, direitos e independência econômica, para que completem os módulos com um grande futuro no empreendedorismo na área de beleza.

Empreendedorismo na área de beleza: técnica e apresentação pessoal

Em um dos vídeos apresentados na atual edição para as alunas, como parte da mentoria, Edna Onodera dividiu com elas sua trajetória e lhes deu um conselho: não desistir jamais. “Vocês podem encontrar muitas dificuldades na vida. Muitos vão dizer que não conseguem, não são capazes. Não ouçam isso. O que sonham fazer, vá e façam. Como passei por muitas dificuldades, sei bem o que é isso, mas também sei que desistir não é uma possibilidade. Haverá pedras no caminho, mas vocês vão conseguir vencê-las”.

A estrutura toda do curso tem duração de cinco meses, 100 horas e 10 módulos divididos em duas aulas por semana. Além disso, o conteúdo abordado envolve uma grande gama de temas além das técnicas de estética: começando pela apresentação do projeto; introdução à estética; anatomia e fisiologia; nutrição e técnicas de massagem corporal. Até às aulas de empreendedorismo; gestão de pessoas, noções de marketing e parcerias; técnicas de venda e atendimento ao cliente. Ao fim, todas são instruídas a produzir um projeto final, que envolve todo o aprendizado e é apresentado à equipe do curso como avaliação de crescimento.

Mais do que uma rede de franquias de beleza e estética

Ao buscar realizar o sonho e oferecer uma oportunidade no mercado de trabalho para as mulheres envolvidas no projeto “Novas Mulheres”, que de outras formas talvez não fossem ouvidas, a ONODERA se coloca como muito mais do que uma rede de franquias de beleza e estética lucrativa. Trata-se de uma empresa que sabe que o seu material de trabalho é a autoestima de milhares de clientes e, por isso, vai sempre além. Buscando se atualizar, capacitar, renovar e investir em um atendimento humanizado e acolhedor. Bem como, alimentar o ciclo de oportunidades, para que outras grandes mulheres tenham a chance de também florescer em suas carreiras.

Se você ficou animado ou animada para inspirar pessoas com o empreendedorismo na área de beleza, que tal saber mais sobre como abrir uma franquia ONODERA Estética?