Swipe to the left

Saiba mais sobre taxa de franquia

Por onodera 15 de fevereiro de 2018 3 comentários

Se você quer investir em uma franquia, é comum que tenha diversas dúvidas sobre o quanto terá que gastar, principalmente na fase inicial. Além da taxa de franquia, há outros custos que são necessários na abertura do negócio ou durante o funcionamento do estabelecimento. Então, para te ajudar nesta etapa, listamos aqui as principais. Confira:

Taxa de franquia

A taxa de franquia, também conhecida como taxa de licença, é um valor único inicial cobrado pelo franqueador (marca) ao franqueado (comprador). Ao pagar a taxa, o franqueado terá autorização para fazer parte da rede e, dependendo do segmento e do porte da franquia, é incluso ao comprador diversos serviços como: treinamentos, assistência e avaliação técnica para a escolha do ponto comercial, assistência no projeto arquitetônico, direito inicial de uso da marca.

Taxa de Royalties

Essa é uma taxa que o franqueado paga periodicamente ao franqueador para o uso do sistema. As condições são estabelecidas em contrato mas, na maioria das vezes, é um percentual fixo aplicado sobre um montante do faturamento fixo da franquia.

Taxa de Propaganda

O pagamento dessa taxa é periódico e é paga ao franqueador para a criação de um fundo financeiro para arcar com ações comerciais para divulgação da marca e produtos por meio de publicidade, propaganda e demais canais de comunicação.

Taxa de Serviço

Essa taxa é paga ao franqueador para a realização de serviços extras que não estão inclusos na taxa de Royalties, como manutenção e equipamentos. A periodicidade do pagamento e demais termos também são determinados em contrato.

Vale lembrar que essas são apenas algumas das principais taxas de uma franquia, tudo vai depender do segmento e estrutura do estabelecimento. Se você quer investir no ramo de estética, por exemplo, pode conferir aqui mais informações sobre as os valores das taxas.

Onodera é 13x premiada

Confira dicas para evitar a falência de uma franquia 14 de dezembro de 2020 às 10:52
[…] é importante ficar atento aos valores do capital inicial e custos adicionais, como por exemplo as taxas para abrir uma franquia. Desta forma, você não corre o risco de ser pego de surpresa com custos extras e já começar o […]
O que são os royalties de uma franquia? 14 de dezembro de 2020 às 10:52
[…] um valor pago inicialmente pelo franqueado para fazer parte da rede, como se fosse uma taxa de adesão ao sistema. Ela cobre a consultoria, treinamentos, suporte comercial, elaboração de projeto arquitetônico e […]
Franquias de estética em Goiás crescem 20% em 2017 14 de dezembro de 2020 às 10:52
[…] […]