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Pós-pandemia: descubra os diferenciais das franquias de estética que vão superar a crise

Por bowie 26 de agosto de 2020 Sem comentários

Nos últimos meses, o mundo foi duramente afetado pelos desdobramentos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Como resultado, a economia global deve passar por grandes transformações. Apesar do setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar ser um segmento de constante destaque, vão superar a crise as franquias de estética que tomarem as medidas corretas. Mas quais são elas? 

Para começar, a partir de agora surgem os reflexos do que foi feito durante o período de isolamento social. Franquias de estética que buscaram alternativas de se manterem ativas, estão um passo na frente das outras. É o caso da ONODERA Estética. Durante todo o processo ela manteve o engajamento de diversas maneiras, com todos os seus colaboradores e franqueados.

Sucesso do pós-crise depende do que foi feito durante o isolamento social

Em 2019, o mercado de franquias faturou aproximadamente R$ 180 bilhões, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Franchising. É um setor que representa 2,6% do PIB brasileiro. Sendo responsável por 1,35 milhão dos empregos diretos e mais de 5 milhões de empregos indiretos. Os números deixam claro sua capacidade de resiliência no enfrentamento de variadas situações. 

Ainda assim, o trabalho não se faz sozinho. O plano deve envolver uma gestão financeira bem planejada. Além do constante compromisso com a segurança e bem-estar da equipe e clientes, e também, estratégias de marketing bem projetadas.

Para passar por cima da pandemia a ONODERA Estética, buscou diversas medidas para se reinventar e continuar o seu trabalho mesmo de forma comedida.

Apoio ao franqueado 

Muito próxima de seus franqueados, uma das iniciativas tomadas pela ONODERA Estética, logo no início, foi a flexibilização sobre a cobrança das taxas de franquia, Royalties e Fundo de Propaganda, por um período de dois meses. Além disso, ela prestou suporte completo para toda a rede desde o fechamento temporário das clínicas, até a reabertura gradual.

Para realizar esse trabalho, os canais digitais foram essenciais. Por meio dessas ferramentas, a franqueadora garantiu o suporte à rede e pôde promover diversos treinamentos. Esses envolveram variados temas, para seus franqueados e para toda a equipe, de acordo com os perfis. Esse engajamento foi primordial para que as colaboradoras mantivessem a comunicação. Juntamente com o relacionamento com as clientes, mesmo em condições de isolamento social.

Nesse ínterim, toda a equipe da franqueadora e especialmente a fundadora da marca, Edna Onodera, participaram de mensagens de apoio enviadas por vídeo, como tratativas motivacionais. A ideia era manter os ânimos ativos e focados no futuro.

Diferenciais das franquias que vão superar a crise causada pela pandemia:

Agora é essencial renovar as práticas e trazer inovação. Tem dúvidas de como fazer isso? Separamos algumas dicas que vão te ajudar a entender quais são os diferenciais fundamentais a serem observados nos cuidados com uma franquiae que a ONODERA Estética indica para seus franqueados. Seguindo um passo a passo atento, será possível superar essa crise e levar da pandemia apenas valiosas lições de como sempre seguir em frente.

  • Gestão financeira é um assunto necessário para o ontem, hoje e amanhã para as franquias ONODERA Estética. É ela que faz toda a diferença nos períodos de calmaria e recessão. Entretanto, entende-se que o diferenciativo agora é que só as franquias que sabem bem das suas finanças conseguirão identificar os caminhos e oportunidades;
  • Como consequência direta de uma boa gestão financeira, o franqueado deve ter os custos bem claros. Ou seja, manter um relatório atualizado de fluxo de caixa com todas as entradas e saídas, a curto, médio e longo prazo. Se possível, executando uma revisão semanal do fluxo de caixa para evitar surpresas;
  • Domine a operação! Como franqueadora, a ONODERA Estética capacita sua equipe para compreender cada detalhe dos processos do negócio. E essa é uma questão  imprescindível em momentos de crise;
  • Participe de seminários e treinamentos online. A ONODERA Estética sabe da importância de se manter atualizada e nessa pandemia está oferecendo atenção especial nesse ponto. Bem como a necessidade de oferecer um atendimento personalizado e empático;
  • Não esqueceremos da saúde do funcionários e clientes. Parte das atenções da ONODERA Estética tem sido lembrar da importância das sinalizações, barreiras de proteção e espaços para a higienização. Conforme normas recomendadas pelos órgãos de saúde. O cliente precisa confiar que está seguro para voltar a frequentar as clínicas;
  • Ao mesmo tempo, ela tem recomendado aos franqueados, garantir que sua equipe esteja preparada para todos os novos procedimentos de limpeza, desinfecção, distanciamento social e afins;
  • Dessa forma, cabe também uma conversa com os colaboradores para saber se eles têm se sentido seguros e o que pode ser feito no caso de uma resposta negativa. É importante, em uma situação como essa, garantir que os funcionários estejam bem para dar o melhor de si no atendimento;
  • Fique atento às melhores práticas. Na ONODERA Estética, as ações de comunicação estão voltadas para oferecer essa demanda. É comum pensar que os investimentos com marketing e comunicação são supérfluos e podem ser sacrificados. Mas pense, é na crise que mais se precisa ser visto e lembrado;
  • Uma dica é pensar na possibilidade de realizar uma campanha de envio de e-mail marketing para clientes selecionados, apresentando a todos os cuidados feitos em prol do bem-estar deles.

Gostou? Continue acessando o blog da ONODERA Estética para se manter informado sobre o melhor para o mercado de franquias e, principalmente, os desdobramento das melhores franquias de estética!