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Onodera é exemplo em gestão de franquias

Onodera é exemplo em gestão de franquias
Por onodera 28 de janeiro de 2021 Sem comentários

A gestão de franquias é um tema sério. Se não for eficiente, pode custar o sucesso ou fracasso de uma rede. É tema, inclusive, de cursos de pós-graduação e especializações. Há anos o crescimento através do franchising tem se mostrado uma estratégia assertiva para um grande número de empresas. Mas nem todas conseguem se sair bem nesse formato, pois ele exige um trabalho minucioso de planejamento estratégico, análises de mercado e, com certeza, uma constante autoavaliação.

Elementos que a ONODERA Estética tem desenvolvido cada vez mais, desde que se tornou a primeira rede de clínicas de estética a implantar o sistema de franquias de beleza no Brasil, em meados dos anos 2000. De lá para cá, a gestão de franquias criada tem sido tão eficiente e personalizada aos ideais da própria rede, queo negócio aumentou de seis unidades no primeiro ano, para 19 no quarto. Hoje são mais de 50 clínicas espalhadas pelo Brasil, além de mais de 12 milhões de atendimentos realizados ao longo de sua história.

Conhecimento, planejamento e investimento constante

Lucy Onodera, CEO da rede, atua diretamente na empresa para garantir o melhor em todos os processos. Ao falar de conceitos ideais para quem quer ter muito sucesso no mercado de franquias de estética e beleza, ela aposta o sucesso dos quase 40 anos da ONODERA em três pilares: conhecimento, planejamento e investimento constante.

Conhecimento é o primeiro passo a se dar no segmento e é por isso que desde o primeiro processo para se tornar um franqueado ONODERA, todos recebem treinamentos iniciais em todos os departamentos da franqueadora. Mas não para por aí, a rede investe em preparação contínua para todas as áreas, que vai desde todos os detalhes que envolvem a gestão diária das clínicas e suas equipes, quanto aos aprendizados múltiplos oferecidos aos franqueados em um programa de Mentoria para Franqueados, diferencial hoje que só a ONODERA tem.

Que planejamento é tudo não restam dúvidas. Entre outros motivos, a falta dele leva muitas empresas a não darem certo. O modelo de gestão de franquias da ONODERA foi construído testando possibilidades e oferecendo apenas o que é realmente promissor a seus franqueados e consumidores. Sem deixar de mencionar que como o mercado de franquias de estética e beleza é sempre ágil, ele exige o mesmo de quem trabalha nele. Por isso, a ONODERA nunca deixa de investir em tecnologia e inovação.

Há um acompanhamento constante do mercado baseado em pesquisas, mas a prioridade é sempre qualidade. Assim, jamais a empresa lançará um tratamento por moda ou para cumprir o compromisso anual de ter novidades. Tudo é testado no centro de pesquisa e desenvolvimento e lançado apenas com a garantia de resultados. É esse tipo de cuidado que garante a volta constante do cliente a uma clínica ONODERA gerando lucros aos franqueados.

A importância do suporte ao franqueado para a gestão de franquias

Abrir uma franquia é investir em uma marca com uma história consolidada. Exatamente por isso que o relacionamento entre franqueado e franqueador deve ser o mais claro e fácil possível. Esse apoio é o que faz diferença para cada unidade seguir com sucesso e lucratividade. Afinal de contas, não basta simplesmente abrir uma franquia se seus funcionários não se sentem confiantes ou se o serviço prestado não está no mesmo nível das expectativas dos clientes.

Na ONODERA há um claro entendimento de que quando todas as unidades trabalham em conjunto, a qualidade do serviço atinge a excelência. Os resultados que atestam isso, são os 12 selos de excelência obtidos da ABF e a exclusiva reputação Ótimo na avaliação do Reclame Aqui. Justamente por isso o suporte ao franqueado é uma das características mais marcantes de seu modelo de gestão de franquias. Quando se trata do relacionamento com os franqueados, sempre está em pauta o oferecimento de estudos de Geomarketing e estratégias personalizadas. Essas incluem além do investimento no fundo de propaganda, estratégias específicas para cada unidade. No lançamento de novos serviços, por exemplo, as campanhas de captação de público são feitas de acordo com o local e o tipo de clientela. Planejamento que considera o fato de que a mesma estratégia pode não funcionar em todos os locais.

Agende já uma consultoria para saber como fazer parte da rede de estética pioneira e considerada referência no mercado de beleza brasileiro.

Publicado em: FranquiasGestão