Mercado de franquias de beleza: estudo aponta recuperação gradual
Um estudo recente da ABF – Associação Brasileira de Franchising e da empresa de pesquisas AGP, apontou que o mercado de franquias reduziu as perdas ocasionadas pela pandemia pelo segundo mês consecutivo.
Os dados mostram que o setor está caminhando, para recuperar as prospecções de faturamento das franquias, projetadas antes da pandemia impor o isolamento social. Em outras palavras, após um período difícil para todos os setores, os programas de reativação econômica gradual e o relaxamento do distanciamento social, ou seja, a reabertura, mesmo que parcial, dos shoppings e do comércio de rua, já efetivaram resultados e a retomada é eminente.
Novos horizontes para o mercado de franquias?
Segundo o estudo, que observou os dados do mercado de franquias em junho, o setor registrou, pelo segundo mês consecutivo, uma redução nas perdas de faturamento. No mês em questão, a queda média foi de 30,1%, um número significativamente menor do que os 41% obtidos em maio, assim como os 48,2% de abril.
A edição de junho não foi a primeira da pesquisa, que tem sido feita mensalmente desde abril para acompanhar de perto os reflexos da pandemia de Covid-19 no faturamento das franquias.
Desde a primeira observação, os segmentos de Entretenimento, Lazer, Hotelaria e Turismo foram os mais afetados e, apesar da melhoria dos índices, ambos seguem com uma recuperação mais lenta. Enquanto isso, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços e Outros Negócios, e Serviços Educacionais apresentaram quedas de, respectivamente, 1%, 7% e 23%.
A expectativa observando os gráficos, assim como em outros mercados e na economia geral do país, é de que essa trajetória se mantenha nos próximos meses.
A pesquisa da ABF/AGP de junho, diferente das outras edições, trouxe um dado novo para o mercado de franquias: a expectativa das redes para a retomada dos níveis de faturamento pré-Covid-19. Nesse novo dado, 42,7% esperam que isso ocorra ainda em 2020. Ao passo que, 31,4% acham que isso acontecerá no 1º trimestre de 2021 e 14,8%, no 2º trimestre do mesmo ano.
Principais causas da recuperação
O estudo também apontou que 12% das unidades de franquia estiveram fechadas temporariamente em junho, queda de seis pontos percentuais em relação a maio. Ou seja, a recuperação resulta com certeza da reabertura gradual da economia em alguns estados, da elevação das unidades em operação, mas um grande diferencial nesse processo foi o esforço do mercado de franquias para desenvolver canais de venda e se adaptar ao digital.
Igualmente, o setor teve mais tempo para desenhar e implementar seus planos de contingência, diversificando as formas de venda e implementando promoções. Por fim, algumas linhas de crédito do governo começaram a chegar e isso influenciou nos resultados das pequenas e médias empresas.
Segundo André Friedheim, presidente da ABF, a diminuição da taxa de unidades fechadas temporariamente mostra o esforço do setor em se adaptar à nova situação. Como resultado, isso perpetua excelentes oportunidades.
Com a duração e profundidade da crise, muitos negócios de variados mercados não conseguiram resistir, mas é importante se atentar ao fato de que entre o mercado de franquias essa movimentação é muito inferior à de negócios isolados e isso é fruto direto do apoio e do compartilhamento de recursos e experiências próprios ao franchising.
Na ONODERA Estética, o suporte diário ao franqueado na operação da unidade, é um dos maiores diferenciais e, durante a pandemia não foi diferente. Em uma das linhas de enfrentamento, os canais de contato convencionais ganharam apoio de alternativas digitais na função de garantir suporte e assessoria aos franqueados. Além disso, tornaram-se ferramentas de fomento a novas ideias. O resultado foi visto em vendas, reafirmando o equilíbrio do mercado de franquias e, como mostra a pesquisa da ABF, na estabilidade do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar.