Swipe to the left

Mercado de beleza e estética tem forte atuação das mulheres

Por onodera 13 de novembro de 2017 Sem comentários

 

 

Seja como consumidoras ou protagonistas do seu próprio negócio, elas dominam este mercado

Nos últimos 50 anos, apesar de muitos desafios, as mulheres têm conquistado crescente espaço no mercado de trabalho. Segundo o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Cadeg), hoje em dia, as mulheres estão presentes em 44% das vagas do mercado de trabalho formal.

Seja como funcionárias ou donas do próprio negócio, a atuação feminina tem forte presença em algumas áreas específicas, e entre elas, tem como destaque os segmentos de produtos e procedimentos estéticos e  mercado de beleza. A atuação é abrangente e passa por cursos de formação para o setor, lojas, salões de beleza, clínicas de estética e também franquias.

Mercado de beleza

Com essa configuração de trabalho, o crescimento do mercado de beleza e estética deve seu crescimento ao aumento do poder de compra feminino nas últimas décadas, e mantém-se sempre em alta.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Sophia Minds, mulheres das classes A e B gastam em média R$ 117,00 por mês com beleza e estética e as consumidoras das classes C e D uma média R$ 69,00.

Mulheres e franquias

Uma pesquisa realizada pela Rizzo Franchise aponta que as franquias administradas por mulheres e para mulheres têm alto rendimento se comparado ao restante do mercado, com cerca de 32% a mais de faturamento.

No setor, mulheres franqueadas também destacam-se mais frequentemente e tornam-se referências de sucesso no para o mercado com uma carreira bem-sucedida.

Para a pesquisa, os fatos citados acontecem por características consideradas fortemente femininas dentro do mercado de trabalho, como fácil adaptação aos padrões das franquias, organização, estabilidade com a equipe e funcionários.

Porque as mulheres optam por franquias?

Em números gerais, há cerca de 56 mil mulheres operando franquias no Brasil e a maioria tem idade entre 36 e 45 anos. Ainda segundo a pesquisa da Rizzo Franchise, que entrevistou 41% das mulheres franqueadas no Brasil, há quatro ´principais razões para a escolha.

 

  • As franquias oferecem suporte e ferramentas para as operações da empresa.
  • Apoia na escolha da localização e instalação do negócio.
  • Oferece segurança e estabilidade de mercado.
  • Possibilita que o trabalho seja realizado com mais autonomia e proximidade da família.

 

A rede de franquias Onodera foi fundada por uma mulher só fecha contratos para o público feminino ou casal, desde que ela esteja no comando. Lucy Onodera, proprietária da rede afirma que "empreender é não desistir dos seus sonhos".

Onodera é 13x premiada