Como fazer a gestão financeira de uma franquia
Um dos assuntos mais urgentes quando se fala em empreendedorismo é gestão financeira. É importante ter em mente que, mesmo no caso de franquias, esse controle deve existir para evitar imprevistos e dívidas que podem atrapalhar o progresso do seu negócio.
De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, metade das empresas acabam fechando as portas antes dos quatro anos de existência e o controle de finanças é crucial para evitar que você passe pelo mesmo. Pense que, com o auxílio inicial, e maior previsibilidade de retorno de uma franquia é necessário fazer a manutenção desse trabalho para que ele não se perca no caminho.
Planejamento
Controlar o fluxo de caixa é a tarefa mais fundamental para manter as finanças em dia. É com ele que você terá uma visão geral de como a empresa está caminhando, terá acesso rápido a dados importantes de movimentações financeiras, do dinheiro que entra, do dinheiro que sai, da compra e venda de mercadorias, das grandes e pequenas despesas - pequenos gastos, quando somados, se tornam significativos.
O fluxo de caixa atua como se fosse um termômetro e, sem ele, você não tem como saber a temperatura dos negócios, se está saudável ou com "febre". É por meio dele também que você vai poder fazer projeções de vendas, tendo conhecimento dos períodos de maior demanda, baixa temporada, o que fará com que você possa se programar melhor, com mais chances da franquia dar certo.
Organização
Ter um controle das contas a pagar faz com que você compreenda melhor o seu lucro na hora de fechar o valor no final do mês, evitando surpresas. Gastos de aluguel, energia, funcionários, fornecedores, tudo deve ficar na ponta do lápis. Aí entra também a prestação de conta dos colaboradores sobre eventuais gastos. E claro, você também precisa ter em mente que deve prestar essas contas.
Jamais confunda gastos pessoais com gastos da empresa. Esse é um dos piores deslizes que você pode cometer e que causa grandes problemas nas finanças de muitas organizações, sejam próprias ou franquias. Tenha uma planilha e uma conta bancária para pessoa física e pessoa jurídica, isso vai te ajudar também na hora do imposto de renda. Mesmo com suporte do franqueador, nenhuma empresa está a salvo se não houver um controle do dono.
Cada franqueada terá uma forma de trabalhar as finanças em sua unidade. Na Onodera, os franqueados recebem um treinamento focado em gestão financeira. Também é feito um acompanhamento mensal com foco para que a rentabilidade cresça. A Onodera acredita que a gestão financeira é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.