Franquias de beleza e estética expandem redes para o Norte e Nordeste
Criando oportunidades para enfrentar a crise econômica brasileira. Assim vem vencendo de forma lucrativa o mercado de franquias, que aposta na expansão do setor para cidades do Norte e Nordeste, principalmente no interior, por apresentarem relevante abertura para franchising, especialmente nas áreas de beleza e estética.
Esse movimento de interiorização que foi iniciado em 2015 e que ainda é tendência, vem revelando ótimos resultados e o mercado observa e colhe grandes vantagens em investir em municípios de pequeno porte como, pouca concorrência e menores custos.
Em um panorama de números gerais para todas as áreas de atuação do setor, no norte, a comparar em unidades por participação do segundo trimestre dos últimos anos, em 2015 contabilizava-se percentual de crescimento em 4,1%, em 2016 houve aumento para 5,0% e em dados recentes do mesmo período em 2017, o mercado traz um crescimento para 5,1% demonstrando estabilidade, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para a região Nordeste os números também são promissores. Em 2015, 14,5% e já em 2016 14,9%. Este ano, a participação alcançou 15,9% até o momento.
Franquias de beleza e estética
Grande parte desse crescimento no mercado de franquias diagnosticado pela pesquisa, está ligado ao setor de beleza e estética que teve uma expansão duas vezes maior em 2015 (24%) do que a média total (11,2%) de acordo com a ABF. Em 2016, o faturamento alcançou quase 18 bilhões de reais no ano.
E há também um outro contexto que traz fortalecimento a este quadro. Diante do cenário desfavorável de desemprego no país, a busca por franquias tornou-se fonte de empregabilidade para quem deseja investir e ter seu próprio negócio, e assim também uma nova fonte de geração de vagas para o mercado. Outro reflexo positivo dessa movimentação está ligado ao aumento de cursos profissionalizantes em estética e beleza.
Mercado lucrativo
Atualmente, o Brasil configura-se no ranking mundial como o quarto mercado consumidor de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o que prova que a cada dia mais os cuidados com beleza e estética estão em alta no país.
As opções de franchising para áreas de beleza e estética são muitas. Variam entre clínicas, rede de spas, emagrecimento, depilação, manicure, a empresas especializadas em sobrancelhas e também em produtos de beleza e que surgem para atender a alta demanda do mercado brasileiro que, como constatou as pesquisas da ABF, traz boas oportunidades, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, pois encontram-se em pleno movimento de expansão.