Família e negócios: como driblar os desafios em uma franquia
Planejamento, organização e respeito devem fazer parte da cultura da empresa
Para algumas pessoas unir família e negócios é um sonho ou um objetivo. Empreendimentos familiares são comuns por todo o mundo nos mais diversos mercados de trabalho e estilos de negócios. Alguns deles passam de pais para filhos, outros são criados por irmãos ou entre demais familiares e tantas outras possibilidades.
Além da proximidade, o que faz com que essas pessoas optem por desenvolver um negócio juntas é a segurança, a confiança e a afinidade do laço familiar. A facilidade em conhecer muito bem a pessoa com quem vai lidar todos os dias e a proximidade do vínculo parece facilitar os processos e a rotina.
Ainda sim, são muitos os desafios enfrentados pelas empresas familiares. Muitas vezes essas questões, se não bem administradas e definidas entre todas as partes envolvidas na trabalho também podem representar o outro lado da moeda. Os mesmos pontos que facilitam podem dificultar se não estiverem bem equilibrados.
Estabelecer limites e funções
É imprescindível que todos entendam exatamente até onde cada um pode ir dentro de suas ações e tenham bem definidas as funções a desempenhar na rotina do trabalho. Uma empresa em família é igual a qualquer outra e precisa de organização e planejamento para ter sucesso.
É importante também saber delegar funções e ter colaboradores. Advogados, contadores e outros consultores profissionais, ajudam a evitar falhas e contribui para as estratégias empresariais.
O planejamento do negócio pode contar com normas de boas práticas e os proprietários podem até mesmo identificar e desenvolver intencionalmente formas para nutrir e melhorar as relações familiares.
Respeito aos pontos de vista e comunicação clara
Questões familiares devem manter-se fora do escopo de trabalho diário para evitar confusão. Separar psicologicamente empresa e família é essencial. Não é por estar em família que a comunicação entre todos acontecerá de forma harmoniosa e com poucas palavras. É preciso conversar, esclarecer e realizar reuniões. Haverão pontos de vistas diferentes e o respeito e a paciência devem ser cultivados.
Administração
Manter a disciplina na administração da empresa e validar que as regras sejam aplicadas da mesma forma para todos elimina vários fatores que podem gerar discórdia entre os sócios e funcionários.
Cultura positiva
Por todas estas razões, as empresas precisam tomar medidas para promover culturas positivas. Promover cuidados psicológicos, demonstrar empatia, compaixão e liderar com humildade são fatores que contribuem para o sucesso e longevidade dos negócios em família.
Gostou das dicas? No blog de temos mais dicas de sucesso pro seu negócios.