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Experiência, perspectiva e visão: Edna Onodera e os 40 anos da rede

Experiência, perspectiva e visão: Edna Onodera e os 40 anos da rede
Por Onodera 2 de março de 2021 Sem comentários

Para uma marca completar 40 anos, é necessário reunir experiência, perspectiva e visão de coisas que a concorrência mais jovem demorará algumas décadas para alcançar. É também, ter uma história cheia de desafios, superação, conquistas e sucesso para contar. Para a ONODERA Estética, maior e mais inovadora rede de clínicas de estética do Brasil, completar 40 anos é a consolidação de uma trajetória que se iniciou com o sonho de uma mulher que ousou querer sempre mais: Edna Onodera.

Empreendedorismo e resiliência

Com um perfil empreendedor gravado em seu DNA, desde a infância, Edna Onodera sempre encarou as adversidades como uma oportunidade para criar algo. Em 1981, esse foi o estopim para que ela iniciasse no espaço da academia de judô do marido, Ikuo Onodera, o oferecimento de serviços estéticos como complemento à renda familiar. Naquela época, a estética era um conceito distante e a ideia de ser a fundadora de uma das redes de franquias lucrativas mais conhecidas do país, também. “Ninguém acreditava, era difícil achar uma mulher à frente de um negócio”, conta ela.

Mas o que era para ser apenas um quebra-galho temporário transformou-se em um modelo de gestão e eficácia no cuidado ao bem-estar feminino. Olhando para trás, Edna diz que não imaginava chegar a esse tamanho. Ambicionava algo em torno de cinco a 10 clínicas e em São Paulo. Mas, o grande diferencial da trajetória da ONODERA Estética e de sua fundadora, é que para Edna, ser desafiada funcionou como mola propulsora para querer mais. “Algo que sempre digo é: ‘quando aparecerem as oportunidades na vida, não deixe escapar. Suba no cavalo e vá a galope’. Todas as oportunidades que apareceram na minha vida, desde a infância, eu aproveitei”.

Edna Onodera e a família

Aos 22 anos, quando decidiu começar sua clínica, pediu a conta do seu então emprego de secretária em um jornal paulistano e ao lado do marido, vendeu a quitinete em que moravam e investiram em uma casa. A reforma dela foi paga com oferecimento de aulas de dança e ginástica para as mulheres dos pedreiros. A família, com três filhos, passou a morar no porão. Para Edna Onodera, inclusive, o mais difícil de tudo isso foi criar os filhos junto do negócio, ao mesmo tempo. “A família é tudo. Fiz todo esse trabalho graças aos meus filhos”. Dar certo e crescer era o único caminho que ela via.

Nos anos 2000, outro passo essencial nesta história foi tomado e a empresa adotou o sistema de franquias. Tal decisão se mostrou essencial para o crescimento e expansão: o número de unidades triplicou em um período de quatro anos, e, hoje, já conta com mais de 50 em 11 estados brasileiros. Além disso, mesmo em um ano complicado como 2020, pode comemorar a venda de mais duas novas franquias, uma em Londrina e outra em Cuiabá. Sem deixar de mencionar o fato de que está às vias de começar a construção da marca na Europa, com a inauguração de uma unidade em Portugal. Quando perguntada sobre o momento em que se deu conta de que venceu, Edna Onodera lembra do dia em que o marido, antes de falecer, revelou o quanto a admirava por ter chegado aonde chegou com tanto empenho. Hoje, a rede é comandada pela filha do casal, Lucy Onodera.

Onodera estética e as curiosidades sobre franquia

A relação com os franqueados é muito importante para a rede e para a própria Edna Onodera, que faz questão de acompanhar de perto os processos da empresa. Durante o ano de 2020, com todas as complicações ocasionadas pela pandemia, ela participou de uma série de materiais feitos para manter a todos unidos e focados na temporalidade desse momento. Justamente por isso a rede se preocupa com a qualidade de seus serviços em qualquer unidade, tendo critério para se certificar que todos os seus franqueados se encaixam no perfil da empresa. Bem como, sempre prestando o suporte necessário.

Na prática, isso quer dizer que a rede analisa e entrevista todos os interessados em investir. Ter o DNA empreendedor que se assemelha ao da história de Edna Onodera e da marca ONODERA, é essencial. É esse compromisso com a visão da empresa que garante uma relação mais próxima com os franqueados e um trabalho em equipe motivador e produtivo. Um dado curioso sobre os franqueados é o fato de muitos dos investimentos virem de sociedade entre casais. O que reflete a forte presença feminina nos negócios da ONODERA e do grande senso de família.

Inovação e qualidade

“Sempre mantive bom relacionamento com meus clientes, o que é muito importante. Você tem que conhecer cada um, só assim saberá o que dar e receber deles”, aponta Edna Onodera sobre o início de sua jornada. Ela, que muito a frente do seu tempo, investiu em uma área pouco reconhecida até então, acreditando que a alta tecnologia viria com força. Com essa premissa gravada nas bases da ONODERA Estética, a marca se compromete anualmente a lançar quatro tratamentos. Com o cuidado extra de se assegurar da eficiência e segurança de cada um. Isso porque há alguns anos criou um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, onde tudo é testado antes de ser oferecido para a rede. Para Edna, é um dos motivos do sucesso do negócio: a qualidade do atendimento prestado aos clientes.

Como uma rede de franquias lucrativas, há, também, a necessidade de um modelo de gestão e controle viável e replicável em todas as unidades. Por isso, a ONODERA Estética investe na integração da rede. Hoje, todos os franqueados podem contar com ferramentas que oferecem diferentes dados sobre a operação. Do mesmo modo, com apoio incondional presencial e virtual, vide as lives que ganharam força nos últimos meses. Esse claro entendimento de que quando todas as unidades trabalham em conjunto, a qualidade do serviço atinge a excelência é o responsável pela conquista dos 12 selos de excelência da ABF e a exclusiva reputação Ótimo na avaliação do Reclame Aqui.

Leu e se identificou com o DNA Onodera Estética? Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais sobre como ser um franqueado da marca com o maior tempo de atuação no mercado de beleza brasileiro.