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Entenda como é feito o estudo de geomarketing em franquias

Por bowie 6 de agosto de 2019 4 comentários

Antes de estabelecer uma nova unidade de franquia, muitas empresas fazem o estudo de geomarketing, que ajuda a prever o sucesso daquele ponto para o tipo de negócio que deve ser aberto. Na Onodera, por exemplo, a prática, assegura o sucesso da marca como um todo e a viabilidade e lucratividade de cada uma das unidades.

A análise de geomarketing é uma estratégia que entende e planeja a atuação mercadológica. É a partir dessa técnica que se localiza o público e define as ações. Daí seu nome. Por meio de análises de dados geográficos do entorno da unidade que será inaugurada, o geomarketing identifica tendências de mercado, alinhado ao target Onodera, auxilia no monitoramento de concorrência contribuindo para decisões assertivas. 

Conceito do Geomarketing

O conceito de geomarketing remonta a estratégias de marketing offline, ou seja, outbound, como é conhecido. Consiste em mapear o público da região onde a empresa ou estabelecimento está inserido para oferecer as melhores soluções de maneira personalizada pelo melhor preço.

A estratégia de marketing em questão, então, une conceitos de sócio demográficos e marketing e, com o avanço da tecnologia, consegue mensurar a analisar quantas pessoas passam por determinado local todos os dias, a idade média desse público, renda e densidade, seus interesses pessoais e outras informações úteis. 

O resultado final é um “mapa” chamado Sistema de Informação Geográfica (SIG), que possibilita as mais diversas análises por parte dos tomadores de decisão da empresa. É através desses dados que temos uma representação fiel de determinada região, da geografia ao público, que indica os melhores locais para abrir uma franquia, ampliações de rede ou até mesmo a concentração de esforços de vendas. 

Como o estudo de geomarketing ajuda a Onodera?

Imagine que você esteja prestes a abrir uma franquia. Você quer e precisa oferecer o melhor serviço para seu cliente e saber se o ponto é bom, e se a localização é válida, ou seja, se pode ajudar a garantir um negócio rentável. Quanto mais personalizado e certeiro, melhor. Agora, considere uma realidade que você possa mapear os passos de seus futuros consumidores: os locais que frequentam, seus hábitos alimentares, seus hobbies, os restaurantes que comem, entre diversas outras informações. 

Essas são informações úteis que o geomarketing pode oferecer; dados que te ajudam a criar o perfil do seu cliente ideal e, a partir daí, aprimorar a experiência do usuário. 

No caso da Onodera, com mais de 35 anos de estrada, sabemos quem são nossos públicos-alvo prioritários. Com isso, os locais para cada nova franquia são analisados em detalhes para saber se há potencial de clientes ao redor do ponto pretendido. É aí que o geomarketing se torna fundamental. Pode acontecer de o local pretendido não ser ideal, entretanto, a análise pode apontar que existe um com melhor potencial a alguns metros dali ou no bairro ao lado. Assim, há mais garantia de sucesso na hora de abrir uma franquia. 

Coletados os dados, existem diversas formas de transformá-los em informações úteis. Elas se convertem em estratégias de marketing para a franquia, como anúncios de geolocalização em redes sociais, em revistas de bairro, parcerias com negócios próximos (como escritórios e academias), entre outras. 

Quer conhecer mais sobre como a Onodera traça seu estudo de geomarketing, define o local certo para abertura da clínica e as melhores estratégias de marketing para proporcionar ótimas condições para nossos franqueados? Marque já uma reunião conosco!

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