Escolhendo o ponto comercial da sua franquia
Muitos franqueados possuem dúvidas sobre como montar um negócio e escolher o ponto comercial da sua franquia é uma das etapas mais importantes desse processo. Ao escolher um ponto comercial que tenha o perfil da sua marca, você pode reduzir o prazo de retorno do investimento e minimizar os riscos que envolvem a abertura de um novo negócio.
A primeira coisa que deve ser identificada é a adequação do ponto ao público-alvo da franquia. É importante saber se no local há circulação desse público, quais são os horários de maior movimento, os hábitos de consumo, o fluxo de pessoas e a facilidade de acesso.
O que analisar
A estrutura do local também precisa ser analisada com cuidado. Se você vai abrir uma franquia de restaurante, é imprescindível que haja um espaço para o estacionamento, diferente de uma franquia que oferece serviços de limpeza, por exemplo, onde o serviço vai até o cliente e não o contrário. Acessibilidade para clientes especiais deve ser uma prioridade – e infelizmente nem todas as franquias enxergam isso. Uma análise de vizinhança também se faz necessária, entender quais são as lojas próximas e qual é o grau de concorrência que elas podem representar.
É importante verificar a viabilidade financeira para não estourar o orçamento, o preço do aluguel precisa ser compatível com o plano de negócio da franquia. O franqueado também precisa se informar junto à prefeitura de sua cidade sobre a legislação vigente para que impedimentos comerciais não atrapalhem a empreitada. A responsabilidade em relação às licenças necessárias para a instalação e cumprimento das exigências para obtenção de autorização de funcionamento cabe ao franqueado.
As franquias costumam orientar o franqueado nesse processo, portanto não se preocupe, embora é preciso ter em mente a importância dessa escolha pois é uma decisão que vai interferir diretamente no sucesso do seu negócio.