Empresas lideradas por mulheres têm 21% a mais de chance de ter um desempenho financeiro melhor
No blog Franquias Onodera já falamos de franquias de sucesso que foram criadas por mulheres brasileiras e de como o público feminino vem empreendendo cada vez e mostrando seu potencial em cargos de liderança em grandes empresas. De acordo com dados da Consultoria MCKinsey, as empresas que contam com mulheres na liderança têm 21% a mais de chances de terem um desempenho acima da média. Além disso, dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT) também apontam que o sexo feminino representa 49% do mercado de trabalho mundial.
A Onodera Franquias faz parte do grupo de empresas de sucesso que são lideradas por mulheres. Criada por Edna Onodera e na atual gestão de sua filha Lucy Onodera, a rede de franquias já está no mercado há mais de 30 anos e tem mais de 50 unidades em todo o Brasil. Além disso, o mercado de beleza e estética é um dos mais promissores para as mulheres. A Onodera Franquias, por exemplo, conta atualmente com cerca de 53 franqueados e 35 deles são mulheres. Se você também quer ser uma mulher empreendedora e liderar seu próprio negócio, separamos algumas dicas que podem te ajudar a iniciar essa nova fase profissional. Confira:
Mercado de beleza
O crescimento do mercado de beleza e estética deve seu crescimento ao aumento do poder de compra feminino nas últimas décadas, e mantém-se sempre em alta.
Segundo o Instituto DataPopular, as mulheres gastam, em média, 30% da sua renda mensal com produtos e tratamentos de beleza e estética. O que equivale a mais que R$150,00 por mês.
Diante disso, o mercado também segue o ritmo de expansão. Segundo o Sebrae SP, o segmento de beleza está entre os que mais crescem no Brasil Atualmente, são cerca de 81 mil empreendedores individuais formais que atuam neste setor.
Mulheres e franquias
Uma pesquisa realizada pela Rizzo Franchise aponta que as franquias administradas por mulheres e para mulheres têm alto rendimento se comparado ao restante do mercado, com cerca de 32% a mais de faturamento.
No setor, mulheres franqueadas também destacam-se mais frequentemente e tornam-se referências de sucesso no para o mercado com uma carreira bem-sucedida.
Para a pesquisa, os fatos citados acontecem por características consideradas fortemente femininas dentro do mercado de trabalho, como fácil adaptação aos padrões das franquias, organização, estabilidade com a equipe e funcionários.
Porque as mulheres optam por franquias?
Em números gerais, há cerca de 56 mil mulheres operando franquias no Brasil e a maioria tem idade entre 36 e 45 anos. Ainda segundo a pesquisa da Rizzo Franchise, que entrevistou 41% das mulheres franqueadas no Brasil, há quatro principais razões para a escolha.