Aumento de franquias nas cidades do interior do Brasil
O segmento registrou crescimento nas regiões e tem como destaque as áreas de saúde, beleza e bem-estar
O setor brasileiro de franquias apresentou crescimento de 7,8% no terceiro trimestre do ano de 2017, em relação ao anterior no mesmo período, com um faturamento que passou de R$ 38,8 bilhões para R$ 41,8 bilhões.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF), que representa o setor e divulgou os dados, ressalta que boa parte desse resultado provém de franquias das capitais, onde estão em maior número. Mas, números relevantes mostram que há um crescimento significativo de unidade de franquias nas cidades do interior de todo o país.
A expansão
Exemplos disso são as cidades de São José dos Campos (SP), com alta de 13%, Niterói (RJ), 12%, e Uberlândia (MG), 11%. Campinas (SP), com alta de 20%, São José dos Campos (SP), 19%, Jundiaí (SP), 17% e Uberlândia, 17%.
Com relação ao futuro, as projeções são otimistas para os setores de entretenimento e lazer, comunicação, eletroeletrônicos e educacionais. O destaque fica par as áreas de saúde, beleza e bem-estar que registraram um número significativo no quadro geral com alta de 9,2%.
Outros pontos a serem levados em consideração para o aumento de franquias nessas cidades são custos menores para divulgação, marketing e divulgação.Optando por um negócio no interior dobra-se a chance de ter sucesso, a novidade na cidade gera muita visibilidade e o faturamento cresce no mesmo ritmo.
Em 2018
Para o próximo ano os números também são positivos. Indicam um crescimento entre 8% e 10% no faturamento das unidades. Outro ponto positivo que vem junto a esse aumento é com relação a taxa de empregos de setor que devem registrar entre 5% e 6% em 2018.