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Como ter uma relação de transparência e credibilidade entre cliente e empresa

Por onodera 24 de abril de 2017 Sem comentários

 

Estabelecer uma relação de transparência e credibilidade com os clientes não é uma tarefa fácil, porém é primordial. O crescimento está diretamente ligado com a credibilidade porque é através dela que você fideliza o cliente, e muitas vezes isso acontece logo no primeiro contato.

Confira abaixo 8 dicas para criar e manter essa relação de confiança entre empresa e cliente e aumentar suas chances de construir um negócio de sucesso.

1 - Aposte nos selos e dados

Apresente o número de consumidores atendidos, empresas e personalidades relevantes que fazem parte da sua cartela de clientes, taxas de satisfação, imagens (foto ou vídeo) do trabalho que você faz, tempo de mercado, parceiros de prestígio, aprovação de órgãos regulamentadores, posição em rankings de concorrentes e certificados que mostram que sua marca está comprometida em oferecer o melhor serviço ao consumidor.

2 - Busque depoimentos de clientes

Através de testemunhos de clientes você pode apresentar cases de sucesso e deixar um possível novo cliente mais confortável em comprar ou fazer negócios com você.

3 - Ofereça um bom atendimento

Um atendimento de primeira se dá através de funcionários bem treinados e alinhados com os valores da empresa. Um funcionário valorizado e bem treinado se sentirá mais confortável e feliz no ambiente de trabalho, fazendo com que isso transpareça na hora do atendimento, deixando assim os clientes mais satisfeitos. Isso vale desde o atendente que trabalha direto com o público, quanto ao gerente e os cargos de hierarquia maiores. Clientes satisfeitos recomendam o seu produto ou serviço e isso automaticamente aumenta a sua credibilidade.

4 - Ofereça um serviço de qualidade

Além de funcionários treinados e um bom atendimento, você precisa ter um bom produto ou bom serviço. Se você deixar a desejar nisso, de nada vai adiantar o seu bom atendimento, assim como não adianta ter um bom produto e um atendimento ruim. Você precisa dominar os conhecimentos na área que você atua para que assim um bom serviço seja ofertado.

5 - Aprimore o contato entre consumidor e empresa

Na hora de tirar dúvidas, quando ele necessita de ajuda ou até mesmo quando vai reclamar, o cliente precisa ter um canal eficiente e de fácil acesso com a empresa. Telefone, e-mail, chats, guichê de informações ou até mesmo as redes sociais são exemplos de canais que você pode utilizar. Seja prestativo e se coloque à disponibilidade para ajudar o cliente em qualquer que seja sua dúvida ou necessidade. Não faça como algumas empresas que, dependendo da imposição do cliente, passam a dificultar a sua vida como, por exemplo, na hora de um cancelamento ou devolução.

6 - Seja transparente

A transparência é sempre a melhor alternativa, em qualquer momento. Seja na hora de uma venda, de uma negociação ou no ato de se comunicar com seus clientes. Realizar qualquer operação através de conceitos obscuros, com meias verdades, informações ocultas ou pouco esclarecidas prejudicam a sua credibilidade e não se sustentam a longo prazo. Prometa também apenas o que pode cumprir. Se você não conseguir entregar aquilo que prometeu, sua reputação ficará abalada e é provável que o cliente não volte a fechar negócio ou comprar com você.

7 - Respeite a concorrência

Mantenha uma concorrência sadia. Fuja de ataques, enalteça os seus diferenciais e apresente as vantagens que o cliente tem ao consumir os seus serviços ou produtos ao invés de diminuir o trabalho do seu concorrente.

8 - Invista no pós-venda

Através do pós-venda você consegue fidelizar o cliente e evitar ruídos na comunicação ou um possível descontentamento com o serviço que você prestou. Por algum motivo seu cliente pode não ter gostado do seu atendimento ou produto e é com um bom pós-venda que você vai saber disso. Tenha um serviço de pós-venda eficiente, com funcionários treinados para lidar com clientes satisfeitos ou não. Seja sincero, se houve erros assuma-os, mostre ao cliente que você está empenhado em corrigir isso e se preocupa com a satisfação dele, assim ele pode lhe dar uma segunda chance fazendo com que a primeira impressão ruim fique de lado e dê lugar ao serviço de qualidade que você está empenhado em proporcionar.

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