Swipe to the left

Como a pandemia da Covid-19 pode alterar o mercado de franquias

Por williamcastro 26 de maio de 2020 Sem comentários

Desde que chegou ao Brasil, em meados de fevereiro, a Covid-19 preocupa a sociedade. Não só pelo alto grau de contaminação, mas também pelos seus efeitos econômicos diretos e indiretos. Para muitos investidores, ainda é incerto como será o mercado de franquias a partir de agora, uma vez que os hábitos de consumo do brasileiro têm sido modificados e repensados de diversas formas.

Sendo assim, muitas adaptações estão sendo feitas, como a adoção do home-office por muitas empresas. As escolas também passaram a oferecer videoaulas e pequenos comércios adotaram a digitalização e o atendimento on-line. O fato é que o cenário futuro dependerá muito de como os consumidores compreenderão os recentes acontecimentos e como irão se comportar diante das novas regras de consumo e convivência em sociedade. Algumas projeções, no entanto, parecem ser bastante plausíveis, como listamos a seguir:

Empreendedores conscientes e exigentes

Ao decidir investir em uma franquia, o empreendedor leva em conta diversos fatores. Uma busca minuciosa permite que ele opte por aquela que não só está num nicho que o agrade, mas que também lhe proporcione lucro e a garantia de uma relação estável e de confiança.

Obviamente, o empreendedor busca pelo modelo de negócio que o atraia financeiramente. Mas o empresário de sucesso possui um o perfil de quem vai além e se preocupa com detalhes importantes para o negócio, como a relação franqueador e franqueado. Esta comunicação precisa ser direta e com transparência, principalmente em momentos de crise e pós-crise, quando todos precisam de apoio para manter a solidez do seu modelo de negócio.

Desta maneira, a ONODERA considera esta relação primordial e desde os primeiros contatos a assessoria ao franqueado é completa. Todas as unidades recebem atenção exclusiva. Seja com orientações, treinamentos e uma equipe preparada, a rede trabalha para que as clínicas operem seguindo todos os padrões de qualidade exigidos.

A saúde como prioridade

A pandemia do novo coronavírus colocou em evidência a necessidade do brasileiro olhar com mais cuidado para sua própria saúde. Dicas como a adoção de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são repetidas diariamente por especialistas que buscam incentivar a qualidade de vida da sociedade.

É sabido também que a saúde mental das pessoas é tão importante quanto a física. O mercado de estética e beleza, por exemplo, tem papel fundamental na construção e manutenção da qualidade de vida e bem-estar. Há estudos, inclusive, que relacionam os cuidados com a beleza ao controle de depressão e ansiedade.

Com quase 40 anos de experiência no mercado, a ONODERA sabe da importância do seu trabalho na vida das pessoas eprioriza a saúde de seus clientes. A rede exige de todos os franqueados a mesma preocupação. Todas as clínicas já atuam com critérios rigorosos de higienização. Os protocolos serão ainda mais intensificados em sua reabertura, após o período de distanciamento social.

Onodera é 5 estrelas

Oportunidade de investimento

Investir na crise pode causar incertezas, mas empreendedores atentos conseguem enxergar esse período também como uma oportunidade. Neste momento, em que muitos mercados estão registrando queda, é possível negociar com fornecedores, conseguir melhores locações e facilidade de crédito. Estes são só alguns dos benefícios por quem opta por abrir uma franquia neste cenário.

O setor de estética e beleza, por exemplo, tende a crescer rapidamente com a reabertura do comércio e serviços. Isto porque muitos consumidores, impedidos de realizarem seus atendimentos no momento, voltarão a frequentar clínicas, academias e salões de beleza.

O jornal O Estado de S. Paulo divulgou, recentemente, um estudo realizado pela Bain & Company, mostrando que a recuperação entre setores não será uniforme. Porém, o mercado de estética e beleza promete apresentar melhora antes de outros nichos. A mesma pesquisa revela que as prioridades da população serão diferentes no mundo pós-coronavírus, mas as demandas do setor de beleza, que tiveram queda diante do cenário de distanciamento social, deverão apresentar um pico de consumo, tão logo voltem a abrir.

Whatsapp Onodera