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Como funciona o marketing de uma rede de franquias

Por onodera 8 de novembro de 2017 1 Comente

 

Assim como qualquer outro negócio, a franquia também precisa colocar o marketing em prática para alcançar e atrair o público-alvo

 

Quando uma empresa inicia um trabalho de marketing precisa definir vários fatores. Qual tipo de comunicação será utilizado, tanto internamente como externamente, o estilo de linguagem, qual a imagem a apresentar e a mensagem que passará, identidade visual e outras questões ligadas à comunicação. Tudo que é preciso para alcançar e atrair o público-alvo do negócio.

Em uma rede de franquias tudo isso tem de funcionar de maneira sincronizada. Ou seja, é preciso seguir um padrão pré-definido pela franqueadora. Nem sempre essa ideia agrada a todos os candidatos a franqueados, mas vale ressaltar que o modelo de comunicação e marketing sugerido pela empresa de franquia já foi testado e estudado. É uma garantia que a unidade tem de ser reconhecida pelo público e de que a comunicação dá certo, com a vantagem de aproveitar a força de mercado da marca.

Como o franqueado faz marketing

O franqueado deve adotar as orientações de marketing da empresa. A cada campanha, desconto, ou qualquer outro tipo de informação que a franqueada queira comunicar seus clientes, a unidade receberá um “enxoval”, ou seja, todo o material necessário e orientações sobre como usá-los e impactar o público. Existe também uma  programação anual de ações de marketing coordenada pelas unidades e a partir do material desenvolvido e de um cronograma estipulado, as franquias administram as ações.

Apesar da padronização, a Onodera entende que  a personificação da comunicação também é importante. Por isso, se o franqueado perceber uma oportunidade de ação na sua região e que esteja fora do calendário dos franqueados, pode solicitar à matriz uma estratégia de divulgação, bem como os materiais necessários.

Os tipos de marketing

O trabalho em marketing é feito tanto de maneira tradicional, com anúncios em revistas, televisão e entrevistas em diferentes meios de comunicação, tudo planejado por especialistas e comunicado aos franqueados. A empresa ainda conta com perfis oficiais em muitas das redes sociais, o que lhe dá ainda mais chance de alcançar diferentes públicos.

As páginas são únicas, ou seja, não podem existir mais de uma em uma rede social e sempre gerenciada pela equipe de marketing da marca. O franqueado pode sugerir postagens e ações para serem feitos em qualquer um dos perfis. Essas medidas ajudam a manter a qualidade da exposição da empresa e preserva as unidades de serem descategorizadas pelos clientes. Em todos os aspectos da comunicação e marketing, a harmonia com a estratégia definida pela marca está em primeiro lugar.

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