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Apesar da pandemia, segmento de franquias de beleza, saúde e bem-estar segue crescendo

Apesar da pandemia, segmento de franquias de beleza, saúde e bem-estar segue crescendo
Por Onodera 16 de abril de 2021 Sem comentários

Em um balanço recém-divulgado, a ABF – Associação Brasileira de Franchising revelou que  o setor de franquias manteve sua curva de recuperação no 4º trimestre de 2020, se aproximando dos níveis pré-Covid-19. De acordo com o estudo, o franchising registrou uma receita apenas 1,8% menor no mesmo período, comparado ao 4º trimestre de 2019, que foi de R$ 54,966 bilhões para R$ 53,976 bilhões. Quando se trata de considerar o desempenho do ano todo, o impacto da pandemia foi um pouco mais profundo para a maioria dos setores, com o faturamento geral recuando quase três anos. Ainda assim, alguns segmentos se saíram melhores que os outros, com crescimentos notórios. É o caso das franquias de beleza, saúde e bem-estar.

Desempenho das franquias de beleza, saúde e bem-estar 

Dentre os onze segmentos elencados pela ABF, franquias de beleza, saúde e bem-estar registraram desempenho positivo de 5,4% no 4º trimestre e de 3,1% no ano. O balanço concluiu que o segmento foi beneficiado pelo fato de haver uma demanda ainda reprimida e pela decisão de parte dos clientes em aproveitar a quarentena para realizar procedimentos mais invasivos. Assim como pela acentuação do desejo de bem-estar, mesmo em um contexto tão delicado e o redirecionamento de recursos que seriam utilizados para outros fins, como viagens e outras atividades sociais restritas nesse período.

O presidente da associação, André Friedheim, completa que “o franchising brasileiro segue se reinventando, trazendo soluções inovadoras para atender às novas demandas do consumidor diante da pandemia, com um grande avanço do processo de digitalização das redes e pronto para sair mais forte desse período”. A ONODERA Estética, exemplo de franquia de sucesso, tem muito o que falar sobre essa reinvenção. Para contornar a pandemia de Covid-19 e suas possíveis consequências, investiu em uma forte campanha online. Durante o distanciamento social, os canais de contato convencionais ganharam apoio de alternativas digitais na função de oferecer suporte e assessoria aos franqueados. Além disso, foram base para novas ideias, com o resultado acompanhado de perto nas vendas.

Em um momento em que todo apoio era necessário para as franquias de beleza e estética, o contato entre a rede e os franqueados também ganhou com essa postura. A ONODERA buscou se manter presente na rotina de todas as unidades, por diversos meios: Whatsapp, Skype, plataformas de vídeo-conferências, telefone e e-mails. Ofereceu, ainda, lives exclusivas com especialistas do mercado, mentorias, entre vários outros projetos de encorajamento e desenvolvimento. O objetivo era compartilhar ações estratégicas de mercado e manter os ânimos nas alturas. 

Futuro do setor de franquias

Para 2021, a ABF projeta um faturamento 8% maior, 5% mais unidades, 2% em novas redes e uma alta de 5% no número de empregos diretos gerados pelo setor em 2021. Apesar disso, todo o franchising precisa planejar seus próximos passos com cautela. Fato é que diante de todo o ocorrido, os consumidores não só das franquias de beleza e estética, mas de todos os setores, estão avaliando como melhor voltar a suas vidas com qualidade e segurança. A pandemia mudou completamente as expectativas na hora de consumir produtos e serviços. Na prática, isso significa que para se manter como uma franquia lucrativa, as empresas precisam se atentar à experiência do cliente e mais do que estarem preocupadas em vender, necessitam prover acolhimento. 

De olho nas mudanças do mercado e nas novas necessidades de consumo, a ONODERA, preocupou-se em orientar seus colaboradores e franqueados para garantir que as equipes estejam preparadas para todos os novos procedimentos. Sejam esses de limpeza, desinfecção, distanciamento social, até cuidado redobrado com o prover atenção e atendimento de qualidade a todos os clientes que chegarem às unidades. Sem deixar, é claro, de manter sua cartela de procedimentos e serviços sempre atualizada com as mais altas tecnologias e atenta às principais buscas dos clientes. 

Entre em contato conosco, saiba mais sobre as medidas e como ser parte de uma franquia lucrativa!