Swipe to the left

5 mitos e verdades sobre abrir uma franquia

5 mitos e verdades sobre abrir uma franquia
8 de fevereiro de 2022 Sem comentários

Abrir uma franquia é um grande passo na jornada do empreendedor. Carregar um nome de marca já consolidado pode parecer cômodo e de poucos riscos para quem está pensando em abrir um negócio, mas a história nem sempre é assim. Por isso, listamos 5 mitos e verdades mais comuns que ouvimos sobre o assunto.

5. Abrir uma franquia é garantia de sucesso?

MITO

Abrir uma franquia é bem semelhante ao processo de abrir qualquer outro negócio, a diferença é que, ao invés de começar sozinho e “do zero”, o investidor estará apoiado a uma marca consolidada, com um modelo de negócio formatado e testado no mercado. Apesar dessa vantagem, a franquia precisa de dedicação e uma entrega igual a qualquer outro negócio.

“Vale ressaltar, que nem todas as franquias prestam auxílio completo aos franqueados. Na franquia Onodera, oferecemos suporte minucioso em todas as etapas, que envolve o estudo de viabilidade da região, auxílio na busca do ponto, acompanhamento na obra de padronização do imóvel, auxílio na contratação dos funcionários, treinamentos, entre outras diversas assessorias necessárias para uma implantação bem sucedida. Além disso, a Onodera preza pelo oferecimento de suporte diário e contínuo na operação da franquia. Prestamos todo auxílio necessário, mas é o franqueado que vai colocar a mão na massa”, adverte Silvana Santos, gerente de expansão da Onodera.

4. Preciso me preocupar com marketing ao abrir uma franquia?

VERDADE

Um dos grandes benefícios da franquia é ter um nome consolidado, mas só isso não é suficiente. O franqueado deve investir em marketing local, principalmente nos primeiros meses de franquia, para fortalecer a divulgação da marca e da unidade localmente, atrair clientes e inserir na cultura de consumo local os produtos ofertados.

“Na franquia Onodera, o investimento em marketing local é um dos fatores primordiais para o sucesso do negócio! Nossos franqueados contam com apoio completo, com inúmeras estratégias focadas em resultados.

E-book 2 - 5 Motivos para investir

3. Paguei a taxa de franquia. Preciso me preocupar com algo mais?

VERDADE

Esse é um ponto que atrai diversas dúvidas, principalmente para quem está começando no universo de franquias. A taxa de franquia serve apenas para um “licenciamento da marca”, ou seja, acesso ao Know How, suporte e para que você possa abrir um negócio com o nome e a credibilidade da franquia.

Após isso, ainda é preciso investir em:

 

  • Locação do ponto comercial;

  • Despesas com reforma do imóvel;

  • Materiais, mobília, decoração e equipamentos que serão usados;

  • Contratação da equipe;

  • Vistorias e laudos para operação, entre outras exigências.

 

Por isso, é importante que o empreendedor veja bem quais auxílios vai receber da franqueadora após o pagamento dessa taxa. 

2. O franqueado ocupa na franquia uma posição semelhante a de um funcionário numa empresa? 

MITO

O franqueado se torna dono do seu próprio negócio e tudo vai depender muito da sua gestão. Ele precisa entender que mesmo sendo proprietário da franquia, terá que atuar dentro dos padrões da marca. Alguns pontos bem importantes são a identidade visual e os  serviços oferecidos na rede.

Silvana, ainda relata: “o franqueado vai gerir o negócio, mas sempre que tiver alguma ideia que queira implantar em sua unidade ou alguma dúvida, deve dialogar com a franqueadora. Na franquia Onodera, temos uma equipe que está sempre pronta para ajudar e receber sugestões dos nossos parceiros”.

1. Investir em uma franquia oferece menos riscos?

VERDADE

Um dos principais motivos que levam os empreendedores a abrir uma franquia é justamente a segurança de um modelo de negócio bem sucedido, com uma marca já estabelecida. E isso é real!

“Uma franquia oferece um know how que beneficia o franqueado em diversos aspectos, entre eles, melhores negociações com fornecedores, menores taxas em bancos, trocas de experiências com outros franqueados e claro, um nome que já atrai clientes''.

Por outro lado, o tópico de número 5 é muito importante! Uma franquia oferece menos riscos? Sim. Mas não é uma garantia total de retorno, é preciso muita dedicação e comprometimento.

BÔNUS! Terei total liberdade na franquia?

MITO 

Como a Onodera sempre te dá aquela mãozinha a mais, a dica bônus é fundamental para evitar futuros problemas de comunicação. Esse ponto se interliga bastante com o tópico 2.

O franqueado tem total autonomia na gestão, mas a saúde da operação exige o cumprimento de regras e padrões, bem estipulados em contrato e nos manuais operacionais, que devem ser seguidos, até mesmo para garantir a segurança do cliente e a padronização de qualidade da rede.

Mas nada que uma comunicação limpa não resolva. Estar em contato com a equipe de suporte é fundamental: “Na franquia Onodera, os empreendedores têm muita liberdade para pensar em formatos e trazer novas ideias a serem implementadas. Muitas das novidades que implantamos são sugeridas pelos franqueados”, finalizou a gerente.

 

Venha ser Onodera

Ficou com mais alguma dúvida sobre abrir uma franquia ou já está empolgado para ter a sua própria franquia Onodera? Entre em contato!

 

FALE CONOSCO