Você é do tipo que detesta musculação e o ambiente das academias por achar que todos os treinos são iguais? Então vai adorar saber do treino funcional, modalidade que virou febre por proporcionar aulas dinâmicas e variadas, além de trabalhar todas as partes do corpo e ajudar no equilíbrio e no sistema cardiovascular.

 

Uma das grandes vantagens do treino funcional é a possibilidade de misturar vários tipos de exercício. Em cerca de uma hora, você combina séries que podem incluir saltos, agachamentos, levantamento de pesos, abdominais, movimentos com bola de pilates e corridas, intercalando com alguns minutos na esteira. Ou seja, combina-se atividades aeróbicas com musculação.

 

O resultado é um intenso gasto calórico. Para se ter uma ideia, dá para eliminar até 800 calorias em apenas uma aula de funcional, mas tudo vai depender da intensidade dos movimentos e do metabolismo de cada pessoa.

 

Além de ajudar no processo de emagrecimento, os exercícios também trabalham a respiração, promovem ganho de massa muscular e são ótimos aliados para afastar a ansiedade e o estresse. Sem falar que atuam na melhora da postura e da noção de equilíbrio. Resumindo: fazem bem para o corpo inteiro.

 

No entanto, alguns movimentos do treino funcional apresentam certa complexidade e risco de alto impacto. Por isso, é fundamental realizar uma avaliação médica prévia para saber se você está pronto para começar. Também é essencial ter a supervisão de um especialista durante toda a prática para evitar lesões e danos mais graves.