O tratamento para cicatrizes é diferente para cada caso e pode variar de cremes a cirurgias plásticas, se você não tem interesse em fazer uma operação, existem outras opções.

As cicatrizes podem ter diversas causas, formas e tamanhos, isso significa que os tratamentos para cada tipo também fazem diferença.

No texto de hoje vamos te contar algumas opções para diminuir essas marcas sem nenhuma cirurgia.

Lembre-se de que, mesmo que você conheça os tratamentos disponíveis, somente um profissional poderá saber qual é o melhor para o seu caso.

Tratamento para cicatrizes com cremes

O tratamento para cicatrizes com cremes pode usar produtos com ativos clareadores ou até de rejuvenescimento.

Esse tipo de cuidado costuma estar ligado à hidratação da pele ou faz parte de um tratamento maior e mais complexo.

Os ativos mais comuns nos cremes utilizados no tratamento são os ácidos glicólico, retinoico ou salicílico, que costumam estar presentes nos cosméticos de rejuvenescimento.

 

Tratamento para cicatrizes com microagulhamento

O microagulhamento é indicado no tratamento para cicatrizes de todos os tipos, mas os melhores resultados são nas mais superficiais e recentes.

O microagulhamento age fazendo microperfurações na pele, causando uma nova cicatrização e promovendo a síntese de novo colágeno.

Não é indicado em casos de queloide, vitiligo ou lesões inflamadas próximas ao local da cicatriz.

 

Tratamento para cicatrizes com peeling físico

O peeling físico, também conhecido como peeling mecånico ou microabrasão, é aquele que não usa aditivos durante o procedimento, como o peeling de diamante por exemplo.

Esta técnica é realizada apenas nas camadas mais superficiais da pele e age como uma lixa que promove uma esfoliação mais intensa.

Como o peeling físico trata apenas as camadas externas, ele é indicado no tratamento para cicatrizes superficiais e mais elevadas.

 

Tratamento para cicatrizes com luz pulsada

A luz pulsada é indicada no tratamento para cicatrizes de acne ou que deixam manchas na pele, também pode ser aplicada para melhorar coloração e textura em casos de queloide.

O procedimento é realizado com um equipamento na plataforma de laser, fazendo furos microscópicos na pele, causando uma nova cicatrização.

Essa técnica reorganiza as fibras de colágeno, diminui os vasos sanguíneos, deixa a cicatriz mais macia e menos vermelha.

 

Tratamento para cicatrizes com peeling químico

O peeling químico pode ser feito com diversos ácidos que causam a descamação da pele e promovem o crescimento de uma camada lisa.

O procedimento também possui três tipos de profundidade: superficial, médio e profundo.

O superficial é indicado no tratamento para cicatrizes recentes e, como o nome sugere, superficiais.

O médio é mais utilizado no tratamento de acnes e rugas.

E o profundo é recomendado no tratamento para cicatrizes profundas, como as de acne ou acidentes.

 

Se você gostou do texto de hoje, veja os outros que também podem te interessar:

Manchas na pele, no rosto ou no corpo: o que são e como tratar?

6 tratamentos para flacidez facial e corporal

Estrias: conheça as causas e tratamentos

 

Para saber mais sobre o tratamento para cicatrizes, agende sua consultoria gratuita ou siga a gente no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma dica que passa por aqui.