Retenção de líquido é apenas uma outra maneira de nomear o inchaço que geralmente ocorre nas pernas, braços, rosto e barriga.

Sabe quando você tira a meia ao final do dia e percebe que o tornozelo ficou todo marcado ou quando o anel fica mais apertado no dedo? Isso provavelmente é retenção de líquido.

Isso acontece quando os líquidos saem dos vasos sanguíneos e linfáticos e ficam parados no tecido subcutåneo, abaixo da pele.

Se você quer saber mais sobre as causas e soluções para evitar o inchaço causado pela retenção de líquido, o texto de hoje foi feito para você.

 

O que causa a retenção de líquido?

A retenção de líquido é causada pelo acúmulo de água entre as células do tecido subcutåneo e pode ser causada por diversos motivos.

É mais comum em mulheres por conta das alterações hormonais e piora durante a menopausa ou no período pré-menstrual.

Outros fatores que podem causar a retenção de líquido são pressão sanguínea, ingestão de sal e proteínas em excesso, sedentarismo, má circulação, ação da gravidade e até alguns remédios.

 

Quais são os efeitos e sintomas da retenção de líquido?

É possível observar outros sintomas, além do inchaço, na retenção de líquido, como dores corporais, estresse e desconforto intestinal.

A retenção de líquidos também pode provocar o agravamento e persistência da celulite.

Uma maneira de verificar se você tem esse problema é apertar a parte interna do tornozelo, se causar uma depressão é possível que você esteja com retenção de líquido.

 

Como tratar ou prevenir a retenção de líquido?

Para evitar os sintomas da retenção de líquido, o ideal é manter uma dieta balanceada, evitar comidas com muito sódio ou açúcar e praticar atividades físicas.

Também é importante beber de dois a três litros de água por dia, isso vai ajudar na eliminação de toxinas do corpo.

Aposte nas frutas diuréticas como melancia, melão, abacaxi, pera, maçã, limão e coco.

Você também pode colocar mais verduras e alimentos ricos em potássio na dieta, como batatas, feijões, abóbora, abacate, banana e mamão.

Alguns chás, como boldo, hibisco e verde, têm função diurética e ajudam na diminuição da retenção de líquidos.

E, caso você queira mais uma opção de tratamento, uma ótima pedida é a drenagem linfática, veja mais detalhes abaixo.

 

Drenagem linfática

A drenagem linfática é a massagem mais indicada nos casos de retenção de líquido.

O procedimento é realizado com movimentos leves e lentos, que atuam direcionando e melhorando o fluxo linfático.

Ao estimular a circulação sanguínea e o sistema linfático, ajuda o corpo a eliminar toxinas e a água acumulada que causariam o inchaço e a celulite.

Outro benefício é a ativação da oxigenação celular e a nutrição dos tecidos.

É importante lembrar que a drenagem linfática pode ser realizada por quase qualquer pessoa, mesmo em pós-operatórios e períodos de gravidez, apenas utilizando movimentos específicos.

 

Se você tem retenção de líquido ou quer prevenir esse problema, agende a sua consultoria gratuita na ONODERA e converse com um de nossos profissionais.