Quem decide iniciar um exercício físico precisa ficar atento a algumas questões importantes para não se prejudicar.

Se você está há muito tempo parado, ou nunca fez nenhum tipo de atividade física, seu corpo certamente está sentindo os efeitos do sedentarismo, certo?

Por isso, é importante que você tome alguns cuidados para que o seu corpo não acuse algum problema e que você não se machuque.

Por onde começar?

Avaliação médica:

A avaliação médica é a melhor maneira de descobrir os limites do seu corpo e quais são os exercícios ideais para o seu tipo físico e a sua condição atual. Além disso, é essencial para que aluno e professor trabalhem em segurança.

Por meio dela, é possível determinar a porcentagem de gordura corporal do indivíduo e ter uma ideia de seu alongamento e da sua resistência. Constatar possíveis problemas também passam por uma avaliação médica.

Adapte seu corpo:

É muito comum que, quando você comece uma prática com que seu corpo não está acostumado, ele acuse cansaço. Por isso, é preciso que você pegue leve no início até o seu corpo se acostumar.

Se você não respeitar essa regra no início, essa progressão contínua poderá sobrecarregar os músculos e articulações, ocasionando lesões, independente do esporte que irá praticar.

Escolha o que lhe dá prazer:

É bom lembrar que exercícios físicos não se resumem a musculação e atividades relacionadas à academia. Você deve escolher o esporte que lhe faz bem, seja na academia ou fora dela.

Você pode optar por algum tipo de dança, um esporte, grupo de corrida, treinamento funcional, tudo é válido se está te fazendo bem.

Já sabe por onde começar? Não pule nenhuma etapa e sempre procure ajuda de um especialista, pois dessa forma seus resultados irão acontecer de uma maneira positiva e sem prejudicar seu corpo.