As fibras garantem o bom funcionamento do intestino, seguram a fome e ajudam a prevenir doenças. Vamos conhecer mais?

Precisamos ser claros: as fibras são essenciais na alimentação! Elas são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema digestivo, assim como seu consumo ajuda a controlar o colesterol e os níveis de glicose no sangue de diabéticos.

É importante dizer que as fibras se dividem em dois tipos: solúveis e insolúveis. Essa diferença ajuda a entender a necessidade de garantir uma alimentação rica em fibras.

Fibras insolúveis:

As fibras insolúveis são encontradas no farelo de trigo, nos cereais integrais, nas raízes e nas hortaliças. Elas contribuem para o aumento do bolo fecal, o que diminui seu tempo de trânsito intestinal e, assim, previne constipações.

Fibras solúveis:

Já as fibras solúveis formam um gel em contato com a água, retardando o esvaziamento do estômago. Dessa forma, ocorre o aumento da sensação de saciedade. Além disso, as fibras solúveis retardam a absorção dos carboidratos pelo intestino, auxiliando a controlar a entrada da glicose no sangue, mecanismo especialmente importante para os diabéticos.

Sua refeição mais rica em fibras:

É essencial garantir que sua dieta seja rica em fibras. Estima-se que o ideal é o consumo de pelo menos 25g de fibras por dia. Por isso, vale a pena apostar em uma alimentação variada e rica em frutas, legumes, verduras, grãos e leguminosas.

Frutas: Maçã, abacate, pera, ameixa, mirtilo, morango, banana, framboesa, kiwi e carambola são alguns ótimos exemplos.

Legumes: Cenoura e batata-doce.

Verduras: Couve-manteiga refogada e brócolis cozido.

Leguminosas: Feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja em grãos e outras leguminosas são excelentes opções.

Grãos: Farelo de trigo, farinha de centeio, aveia e pão de trigo integral.

Entendeu a importância das fibras para o corpo? Elas são essenciais para compor uma alimentação saudável e manter o organismo em perfeita sintonia.