Neste ano, não faltarão motivos para viajar. Isso porque teremos muitos feriados prolongados pela frente, ótimas oportunidades de reunir a família e curtir um novo destino. Mesmo que a cidade escolhida fique a apenas algumas horas de carro, é preciso se planejar e ter alguns itens em mente. Assim, você tem mais segurança e conforto para passear e relaxar na companhia da família. Confira como deve ser o seu planejamento e boa viagem!

1. Consulte o seu orçamento
O primeiro passo é analisar quanto você pode gastar com essa viagem. Em cima do valor estipulado, é possível pensar no destino. Lembre-se de que deve ser um momento de descanso e não algo que te dê dor de cabeça e dívidas no futuro. Por isso, se o local que você tinha em mente for mais caro do que o seu orçamento, deixe para uma próxima oportunidade.

2. Escolha o local de acordo com a temporada
Em feriados, o preço de passagem e hospedagem costuma subir, mas muitas pousadas e hotéis oferecem promoções especiais. Fique de olhos nelas e procure fechar a viagem com antecedência. Vale também fugir da alta temporada para economizar. Você pode deixar para conhecer cidades serranas, por exemplo, em meses mais quentes. A diversão vai ser a mesma e não vai pesar no bolso.

3. Faça um roteiro
É fundamental ter uma lista com a programação do que você quer fazer em cada dia. Inclua visitas a museus, passeios em pontos turísticos, compras no shopping, refeições em um restaurante típico. Quanto mais você souber como vai aproveitar a viagem, mais poderá aproveitar. Lembre-se de consultar todo mundo que vai viajar e de incluir as preferências de cada um no roteiro.

4. Arrume as malas com antecedência
É comum ter preguiça na hora de arrumar as malas e não pensar muito no que está levando. Mas uma dica que torna esse momento mais prático é montar looks antes de colocar as peças na mala. Com base no roteiro que você criou, você pode montar outra lista com o que vai usar em cada dia, assim não perde tempo da viagem escolhendo roupa. É importante que as peças combinem entre si, por exemplo, uma calça jeans mais escura que combina com vários tipos de blusas e casacos.