O que é overnight oats?

Também conhecida como aveia amanhecida, o overnight oats é uma opção popular e conveniente de café da manhã que envolve preparar a aveia na noite anterior e deixá-la de molho no líquido até de manhã.

Essa é uma maneira inteligente de desfrutar dos benefícios nutritivos da aveia sem a necessidade de cozimento.

Ao misturar aveia com líquidos como leite e iogurte antes de dormir, você cria uma base deliciosamente cremosa que fica pronta para o consumo na manhã seguinte.

O overnight oats pode ser preparado com uma ampla variedade de ingredientes, como frutas, oleaginosas, iogurte e cereais, sendo assim, as receitas podem ser adaptadas para diferentes estilos de vida.

 

Benefícios do overnight oats

A receita clássica de aveia amanhecida oferece uma série de benefícios para a saúde e facilita o preparo do café da manhã no dia a dia.

Rico em fibras

A aveia, um ingrediente fundamental, é uma excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis, promovendo a saúde intestinal e auxiliando na regulação do colesterol.

Variedade nutricional

É possível personalizar o overnight oats com uma variedade de ingredientes, como frutas, nozes, sementes e iogurte, proporcionando uma ampla gama de nutrientes essenciais.

Fonte de energia sustentável

Os carboidratos complexos da aveia fornecem energia de liberação lenta, contribuindo para níveis consistentes de energia ao longo da manhã.

Conveniência

A preparação antecipada permite um café da manhã saudável mesmo em manhãs corridas, economizando tempo e facilitando a rotina matinal.

Hidratação adicional

Ao usar iogurte e frutas frescas, o overnight oats pode contribuir para a ingestão adicional de líquidos e manter o corpo bem hidratado.

Adaptabilidade

A receita é altamente adaptável, permitindo substituições de ingredientes de acordo com as preferências dietéticas e alergias alimentares.

É viável substituir a aveia por outros grãos, como a chia, que é uma fonte de fibras solúveis, promovendo uma digestão mais gradual e uma sensação prolongada de saciedade.

 

Como preparar o overnight oats

Use um pote de vidro ou um recipiente com tampa para facilitar o armazenamento e transporte.

No preparo, intercale as camadas dos ingredientes secos, como a aveia ou outros grãos, com os líquidos e pastosos, como leite e iogurte. Isso facilita a mistura de todos os ingredientes e garante uma consistência uniforme.

Tampe o recipiente e coloque na geladeira durante a noite ou por pelo menos 4-6 horas. Esse tempo permite que os ingredientes fiquem mais saborosos e adquiram uma textura mais cremosa.

Na hora do consumo, adicione seus toppings favoritos, como frutas frescas, nozes, sementes ou uma pitada de canela,use a imaginação.

 

Receitas de overnight oats

Quer começar a fazer overnight oats? Temos duas receitas para te inspirar!

 

Kiwi com coco

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de aveia em flocos

  • 12 colheres de sopa de leite de coco

  • 1 colher de sopa de chia

  • 1 unidade de kiwi fresco

  • 1 colher de sopa de coco ralado

  • Granola a gosto

 

Modo de preparo:

Misture a aveia, o leite de coco e a chia, eles serão a base. Coloque metade dessa mistura no fundo do pote. Adicione o kiwi cortado em fatias. Finalize com uma segunda camada da base e polvilhe coco ralado e granola por cima. Feche bem o pote e coloque na geladeira. 

 

Mamão com base de chia 

Ingredientes:

  1. 1 pote de iogurte natural desnatado

  2. 3 colheres de sopa de leite desnatado ou vegetal

  3. 2 colheres de sopa de chia

  4. 1/2 mamão papaia pequeno

  5. 5 colheres de sopa de flocos de milho

 

Modo de preparo:

Misture o iogurte, o leite e a chia, esta será a base. Corte o mamão papaia em cubos. Vá intercalando camadas de base, mamão e flocos de milho. Ao terminar, feche o pote e deixe na geladeira até o dia seguinte.

Experimente esta opção de café da manhã revigorante e permita que os Overnight Oats elevem suas manhãs, proporcionando uma maneira deliciosa e saudável de começar o dia. Desperte para uma rotina matinal mais leve e cheia de energia!

Ajustar a sua saúde e o seu corpo junto da sua autoestima, é tudo o que a Onodera deseja!