Overnight oats, ou aveia amanhecida, é um potinho que está fazendo muito sucesso entre as pessoas do mundo fitness.

É uma opção de lanche cremoso, parecido com pavê, mas preparado à base de aveia e leite.

O nome vem do modo de preparo, que é deixar a aveia descansando no leite durante a noite, em um pote de vidro, para que ela fique cremosa e consistente no dia seguinte.

Quer entender melhor como funciona o overnight oats e ainda conhecer algumas receitas para testar em casa? Então continue lendo!

 

O que é overnight oats?

O overnight oats é um potinho, preferencialmente de vidro, com camadas de aveia (como o nome sugere), frutas oleaginosas, iogurte, cereais ou outros ingredientes.

Além de tornar a base de aveia mais cremosa, a montagem do potinho é realizada no dia anterior e deixada na geladeira para que os ingredientes fiquem mais saborosos.

A receita original da aveia amanhecida ficou famosa por ser rica em fibras solúveis e insolúveis que auxiliam no trânsito intestinal e na diminuição do colesterol.

É possível substituir a aveia por outros grãos, como a chia, que é fonte de fibras solúveis e contribui para uma digestão lenta e uma maior sensação de saciedade.

Como o overnight oats pode ter uma grande variação de ingredientes, as receitas podem ser mais leves para quem busca emagrecer.

É importante lembrar também que todo emagrecimento saudável é feito com bons hábitos alimentares e prática de exercícios físicos.

 

Como preparar o overnight oats?

A principal característica do overnight oats é a formação, de preferência , intercalada de camadas de ingredientes secos e pastosos.

A aveia adormecida deve ser prepara na noite anterior e deixada na geladeira para que os ingredientes fiquem mais saborosos e o pote deve ser mantido fechado até a hora do consumo.

Caso queria levar para o trabalho ou algum outro lugar, procure transportá-lo em uma bolsa térmica e guardá-lo na geladeira assim que possível.

E, por fim, use a imaginação e varie sempre os ingredientes.

Para te inspirar na criação do seu primeiro overnight oats, separamos algumas receitas abaixo.

 

Receitas de overnight oats

Para não deixar dúvida de como funciona o overnight oats, veja algumas receitas e ingredientes para se inspirar abaixo:

 

Kiwi com coco

Ingredientes

6 colheres de sopa de aveia em flocos

12 colheres de sopa de leite de coco

1 colher de sopa de chia

1 unidade de kiwi fresco

1 colher de sopa de coco ralado

Granola a gosto

 

Modo de preparo

Misture a aveia, o leite de coco e a chia (esta será a base) e coloque metade da mistura no fundo do pote. Corte o kiwi em fatias (esta será a sua segunda camada). Finalize com uma segunda camada da sua base e polvilhe coco ralado e granola por cima. Feche bem o pote, coloque na geladeira e sirva no dia seguinte.

 

Mamão com base de chia

Um exemplo de substituição da aveia.

 

Ingredientes

1 pote de iogurte natural desnatado

3 colheres de sopa de leite desnatado ou vegetal

2 colheres de sopa de chia

1/2 mamão papaia pequeno

5 colheres de sopa de flocos de milho

 

Modo de preparo:

Misture o iogurte, o leite e a chia (esta será a sua base) e coloque metade da mistura no fundo do pote. Corte o mamão papaia em cubos (esta será a segunda camada). Os flocos de milho serão a sua terceira camada. Vá intercalando as camadas. Ao terminar, feche o pote e deixe na geladeira até o dia seguinte.

 

Se você gostou deste artigo, siga a Onodera no Facebook e no Instagram para receber outras dicas de saúde e beleza em primeira mão.