O ômega-3 é uma espécie de gordura poli-insaturada, extremamente benéfica ao organismo.

O nosso corpo não consegue produzir ômega-3 e, por isso, é preciso consumi-la de fontes externas, devendo ser obtida por meio da alimentação ou de suplementos especializados.

As gorduras são importantes fontes de energia, conferindo sabor aos alimentos e sendo primordiais para a absorção, no intestino, das vitaminas lipossolúveis: vitamina A, D, E e K. Por isso, não devem ser excluídas da dieta!

E quais são os benefícios?

Os benefícios do ômega-3 para o organismo são diversos. Portanto, a substância é essencial e não deve ser deixada de lado. Confira suas vantagens:

- Tem ação anti-inflamatória.

- Contribui para uma pele saudável.

- Fortalece o sistema imunológico.

- Auxilia no controle da pressão arterial.

- Promove saúde cardiovascular.

- Melhora o desempenho cognitivo.

- Auxilia no tratamento da depressão.

- Reduz os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

Em que alimentos posso encontrar ômega-3?

As principais fontes de ômega-3 são os peixes como: sardinha, salmão e atum. É possível encontrar também em sementes de linhaça e chia, bem como nas nozes.

Existem ainda as cápsulas de ômega-3, usadas como suplementação quando a ingestão via dieta não é suficiente, que devem ser consumidas apenas sob orientação de um médico ou nutricionista.