Raw Food é uma dieta cada vez mais popular. A tradução do nome é bem simples: alimento cru, mas também pode ser chamada pelos seus adeptos de "alimentação viva".

Nessa dieta, todas as receitas são realizadas com alimentos in natura — isso é, do jeito que são encontrados na natureza. Apesar de parecer estranho para quem vê pela primeira vez, a dieta traz diversos benefícios para a saúde e dá para comer muito bem sem passar muito tempo no fogão.

Já que saúde e beleza andam juntas, continue lendo para ver os benefícios da Raw Food e confira uma receitinha fácil para fazer em casa. 

O que é Raw Food?

Como dissemos na introdução, Raw Food significa, em português, comida crua. O princípio dessa dieta é alimentos crus ou cozidos até no máximo 42 °C. Além disso, não são permitidos alimentos congelados, processados, industrializados ou refinados. Basicamente, comida orgånica e pouco cozida.

Acredita-se que quanto mais se cozinha o alimento, mais enzimas se perdem e menores serão os efeitos terapêuticos daquela refeição. Outra informação é que o superaquecimento dos alimentos desnatura a maior parte de suas vitaminas, além de ser responsável pela sensação de sonolência após a refeição.

Como é a alimentação Raw Food?

O cardápio dos adeptos à dieta Raw Food é composto por diversos alimentos disponíveis na natureza. Por exemplo:

- legumes;

- frutas;

- verduras;

- brotos;

- cogumelos;

- algas;

- castanhas;

- raízes;

- sementes (hidratadas ou germinadas).

 

Os alimentos vetados são todos os cozidos, fritos ou assados. A maior parte dos adeptos a essa dieta também evita alimentos transgênicos.

Outros alimentos que ficam de fora do cardápio Raw Food são os industrializados, processados ou com alto teor de sódio, açúcar ou gordura ruim.

Quais são os benefícios da Raw Food?

Por ser uma dieta que evita alimentos processados, a Raw Food possui alguns benefícios:

- Melhora no sono e na disposição física e mental.

- Melhora no sistema imunológico.

- Mais força para pele, unhas e cabelos.

- Melhora na digestão promovendo a desintoxicação orgånica do corpo.

Existem contraindicações para a prática do Raw Food?

Sim. Apesar de ser muito saudável, a Raw Food não é indicada para grávidas, crianças, idosos, pessoas com histórico de baixa imunidade ou com doenças renais.

Vale lembrar que antes de fazer qualquer dieta, é importante consultar seu médico ou nutricionista.

Uma receita Raw Food para matar a curiosidade

Se você está achando que só porque o alimento não é assado, frito ou cozido, ele é sem graça, vamos provar que você está enganado!

Veja esta receita:

Torta de chocolate (Raw Food)

Ingredientes (massa):

- 1/2 xícara[MH1]  de cacau em pó

- 1/2 xícara de alfarroba

- 1/2 xícara de amêndoas moídas

- 1/3 de xícara de xarope de agave

- 1/4 de xícara de manteiga de cacau

 

Preparo:

Misture todos os ingredientes. Forre uma forma de fundo removível pequena (20 cm), pressionando bem. Leve a massa à geladeira por uma hora antes de rechear.

 

Ingredientes (recheio):

- 2 xícaras de cacau em pó

- 1 e 1/2 xícara de xarope de agave

- 3/4 xícara de manteiga de cacau

- 1 pitada de baunilha (opcional)

 

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje sobre a massa que estava na geladeira. Deixe gelando por mais uma hora, no mínimo.

Sugestão: decore com morangos.

 

Se você gostou deste artigo e quer aprender mais sobre alimentação saudável e ter dicas de beleza, siga a gente no Facebook e no Instagram para não perder nada.

 

Fonte da receita: https://www.mundoboaforma.com.br/ciencia-por-tras-da-raw-food-o-que-e-e-beneficios/