Sabemos que não é fácil lidar com essa dupla jornada, mas é preciso respeitar o seu tempo e estabelecer metas para organizar a rotina semanal.

As mulheres atuais precisam se desdobrar para dar conta dos mil compromissos diários. A tarefa fica ainda mais difícil quando é necessário conciliar as responsabilidades profissionais com a maternidade. Por mais esforço e força de vontade que se tenha, parece que acabamos deixando algo de lado, não é mesmo?

Encarar uma dupla jornada é complicado, mas existe solução. O primeiro passo é se organizar e traçar metas semanais. Vale anotar tudo em uma agenda, no bloco de notas do celular ou colocar papeis adesivos no computador ou na geladeira para não se esquecer de nada, como preparar o lanche do filho. Confira outras dicas!

 

RESPEITE O SEU TEMPO

Por lei, toda mulher tem direito à licença-maternidade, que varia de quatro a seis meses, dependendo da empresa. Esse tempo é fundamental para o seu bem-estar e para o desenvolvimento do bebê.

 

NÃO TENHA MEDO DE PEDIR AJUDA

Lembre-se de que você não está sozinha. Ninguém pode te julgar por pedir que um familiar ajude nos cuidados com o filho. Ah, e não se esqueça de colocar o pai na jogada, ele também é responsável pela criança.

 

PRATIQUE O DESAPEGO

Ligar a cada hora para saber como o filho está fará com que você perca o foco do trabalho. Da mesma forma, responder e-mails tarde da noite também não ajudará no seu lado mãe. É preciso ter um equilíbrio.

 

USE A EXPERIÊNCIA A SEU FAVOR

Conciliar maternidade e trabalho traz ótimas experiências. Por um lado, você aprende a lidar melhor com a carreira, trabalhando mais em equipe e interagindo com os colegas. Por outro, se torna mais responsável e proativa.