A desidratação ocorre quando os fluidos do nosso corpo saem mais do que a quantidade que entra em nosso organismo.

Diariamente, perdemos um volume diário de água por processos naturais como suor, urina, fezes e em formas de vapor da respiração. Da mesma forma, junto com a água, perdemos sais e outros componentes essenciais.

Assim, é necessário que haja uma reposição constante dos fluidos corporais, especialmente da água, para que não ocorra a desidratação. Alguns sintomas podem indicar que o seu corpo não está repondo os fluidos perdidos de maneira suficiente, o que deixa seu corpo desidratado.

Mudanças na cor da urina

A urina é um excelente meio de avaliar o seu nível de hidratação diária, pois sua coloração diz muito sobre a hidratação corporal.

Quando há desidratação, a urina apresenta-se de maneira mais escura e com forte odor. Isso acontece porque os rins reservam a água em forma de urina, o que permite que as toxinas sejam eliminadas e a água, retida.

Cansaço, sonolência e fraqueza

Além da água, vão embora eletrólitos fundamentais para o corpo como o potássio e o sódio. A perda desses minerais desregula as funções normais do organismo, deixando o corpo mais fraco e cansado.

Caso perceba esse tipo de reação em seu corpo, além de hidratar-se com água, dê abertura a uma bebida que reponha esses minerais com uma fórmula balanceada de eletrólitos, como os soros disponíveis na farmácia.

Dor de cabeça e tontura

Nosso corpo todo é afetado pela falta de líquido e, por isso, nosso cérebro também sofre. Devido à perda de fluidos, ocorre uma retração no cérebro, que o distancia do crânio, fazendo com que os receptores de dor na membrana que protege o cérebro sejam acionados. Assim, aquela dor de cabeça irritante tende a aparecer.

Além disso, a tontura é outro sintoma muito comum da desidratação devido à hipotensão e diminuição do volume sanguíneo no corpo, causados pela falta de líquido no organismo.

Existem inúmeros sintomas para a desidratação, por isso é importante ficar atento aos sinais que seu corpo lhe apresenta, além de manter-se sempre hidratada tomando de 8 a 12 copos de água por dia.