Você já reparou como as influenciadoras e as famosas parecem ter sempre as melhores fotos? Sem ir tão longe, todo mundo tem uma amiga que arrasa nos cliques e ganha vários likes e comentários nas redes sociais. Nessas horas, é comum ficar desanimado por achar que nunca vai conseguir tirar fotografias tão lindas quanto, mas a gente garante que é possível. Basta seguir as dicas a seguir:

 

  • Observe o entorno antes de fotografar: em vez de pegar a cåmera ou o celular e já tirar uma fotografia, analise bem o cenário. Ao fazer isso, você descobre qual é o melhor ångulo para fazer a foto e fugir dos clichês, especialmente durante viagens.

 

  • Iluminação: você não precisa ser expert nesse assunto, mas é bom ter em mente que a luz natural varia muito. Se está muito sol, a foto pode ficar com sombra e estourar. Se está nublado, tende a ter um fundo esbranquiçado. Durante o pôr do sol, assume um tom alaranjado. Por isso, aproveite o melhor de cada um desses momentos e procure o fundo mais neutro possível.

 

  • Cuidado com o carão: sabe aquela famosa pose das blogueiras olhando para o chão? Ou o clássico biquinho? Tem gente que adora fazer esses e outros carões na hora de tirar uma foto, mas o ideal é ser o mais natural possível. Lembre-se: uma foto boa é avaliada pelo conjunto todo e não pela pose que você faz.

 

  • Regra dos terços: técnica muito comum no universo da fotografia, consiste em dividir a sua foto em nove quadros, sendo que o conteúdo principal da imagem (você, um monumento, um ponto turístico, etc.) deve estar na junção de uma dessas linhas. Para ficar mais fácil, é só deixar visível o recurso de “grade” na sua cåmera ou no seu celular.

 

Top 5 – Aplicativos para editar fotos (para iOS e Android)

  • VSCO Cam: com várias opções de filtros disponíveis, é possível regular a intensidade de brilho e contraste, temperatura e muito mais. Está entre os aplicativos favoritos dos influenciadores.

  • Facetune 2: com ele, você consegue fazer pequenos retoques na pele, nos dentes, nos olhos e nas sobrancelhas. Também é possível clarear ou escurecer o fundo da foto, além de balancear brilho e contraste. A primeira versão do aplicativo é paga, mas a segunda é gratuita e conta com os mesmos recursos.

  • Lightroom: o diferencial desse aplicativo é a possibilidade de realçar apenas um ou outro tom da foto (como o azul do céu e do mar ou o verde de uma floresta). Ideal para quem gosta de combinar as fotos do Instagram por cor.

  • BeautyPlus: que tal deixar aquela selfie ainda mais bonita? No BeautyPlus você pode deixar os dentes mais brancos, uniformizar o tom da pele, disfarçar espinhas, diminuir o nariz, amenizar olheiras e marcar o contorno do rosto. Mas nada de exageros, ok? Naturalidade é a chave do sucesso de uma foto.

  • Quickshot: você visitou um lugar incrível, mas o dia estava nublado e a foto não saiu boa? O Quickshot é uma mão na roda nessa hora, já que tem filtros específicos para alterar a cor do céu. Você pode regular a intensidade de luz para ficar o mais natural possível.