No dia 7 de setembro, comemoramos a Independência do Brasil em relação a Portugal, que ocorreu quase 200 anos atrás. Que tal utilizar este dia para se libertar você também de alguns maus hábitos que te impedem de levar uma vida saudável e equilibrada?

Acompanhe nossa seleção de 5 atitudes nocivas que muitas nem percebemos que nos fazem tão mal:

1- Pular o café da manhã

Os nutricionistas são unånimes ao afirmar que uma dieta balanceada necessita de um desjejum equilibrado. Ao pular o café da manhã, você deixa seu organismo com mais vontade de comer e o condiciona a absorver ao máximo todas as calorias que vierem nas refeições seguintes, o que contribui para o aumento de peso e o surgimento da gordura corporal.

2- Comer frituras

Quem não resiste a uma batatinha frita, não é mesmo? Por mais que pareça inevitável, o consumo de alimentos fritos é muito prejudicial ao organismo. Diversos estudo já ligaram a fritura a problemas como doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, cåncer, má absorção de nutrientes e até diminuição da fertilidade.

3- Jantar muito tarde

Sempre que possível, evite fazer sua última refeição do dia muito perto da hora de ir para a cama. Pesquisas indicam que consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em uma espécie de estado de alerta, estimulando a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina. Esse hábito pode também alterar o chamado ritmo circardiano, que é o ritmo diário do organismo.

4- Esquecer de beber água

Você está cansada de ouvir que devemos beber pelo menos 2 litros de água por dia, certo? Todos sabemos que a hidratação é necessária e essencial para uma dieta balanceada. Por isso, passar o dia inteiro sem beber água é um péssimo hábito que você deve perder. Crie o costume de ter sempre uma garrafinha com você e deixe uma caneca com água na sua mesa de trabalho.

5- Abusar do álcool

As drogas, sejam lícitas ou ilícitas, não fazem bem ao organismo. Enquanto o cigarro foi quase totalmente banido dos lugares públicos, o álcool ainda está muito presente em nosso dia a dia. Não há problemas em consumi-lo de vez em quando, mas abusar de bebidas alcoólicas pode causar problemas gastrintestinais e até cirrose hepática, em níveis mais graves.