Três dias de festa, dança e muita diversão. O Carnaval é considerado a melhor época do ano por muitos. Entretanto, para quem não quer sair do Projeto Verão, a alimentação faz toda a diferença e ainda ajuda para que o corpo esteja disposto para aguentar a folia.

Como estamos no verão, temos como vantagem a grande variedade de frutas da estação, que são sempre indispensáveis na dieta. Como frutas da época, podemos citar a melancia, a manga, o maracujá, a uva, o melão e o pêssego, por exemplo. É importante também tomarmos bastante água para manter em dia a hidratação de nosso corpo. Uma ótima pedida é a água de coco, que também está na época e hidrata muito, além de ser uma delícia.  

Como as festas e viagens podem comprometer o plano alimentar, uma dica é tomar cuidado com os lanchinhos ao longo do dia e entre as refeições, pois são calorias não contabilizadas e podem gerar um grande susto ao final do feriado. Além disso, no feriado aumentamos o consumo de bebidas alcoólicas, que deve ser bem controlado, visto que o álcool apresenta calorias vazias que muitas vezes não são contabilizadas no balanço energético diário.

Antes de ir para a avenida, bloco ou festa, o recomendado é ingerir um lanche leve, porém com uma dose de carboidrato. Quem pretende frequentar festas longas, que duram o dia inteiro, deve tomar cuidado para não passar períodos de mais de quatro horas sem comer. A indicação é levar snacks práticos de casa sempre que possível e evitar comer lanches na rua.

Certos alimentos não devem ser consumidos no período do Carnaval para evitar má digestão e falta de energia. As comidas muito gordurosas prejudicam a digestão, causando sono, azia e outros sintomas indesejados, além de diminuir a disposição. Evite:

- Fritura
- Folhados
- Gratinados
- Molho branco
- Chocolate

Com essas dicas você pode aproveitar o carnaval sem medo de extrapolar e se arrepender quando voltar à rotina. E bora festar!