O trabalho ocupa boa parte do seu dia e da sua vida - muito provavelmente você passa mais tempo no escritório do que em casa. Então, não faz muito sentido encarar a rotina na empresa como algo ruim e sem qualquer qualidade de vida. É importante adotar hábitos que façam com que o trabalho seja algo mais leve e prazeroso.

Cuide da alimentação

É importante cuidar com o que você come para ter disposição durante todo o dia. Busque sempre opções mais naturais e evite o excesso de industrializados, frituras e açúcar. Para manter a energia e a produtividade em alta, opte por um cardápio variado e nutritivo, rico em vitaminas, fibras e antioxidantes.

Mantenha sempre um copo ou uma garrafinha de água por perto para não se esquecer de hidratar o corpo. A desidratação causa cansaço, irritação e atrapalha o cérebro a trabalhar com máximo desempenho. Beber água com frequência vai ajudar você a manter a concentração durante todo o dia.

Melhore sua postura

Manter a postura correta é essencial. Quem trabalha sentado por muito tempo, em frente ao computador, pode sentir uma maior tensão nas costas, no pescoço e nos ombros. Ao manter uma boa postura, você previne as dores musculares, evita lesões e trabalha com mais conforto e saúde. A tela do computador deve estar na altura dos olhos, evitando sobrecarregar o pescoço e a coluna. Porém, se o seu trabalho demanda que você permaneça muitas horas em pé, não se esqueça de se movimentar, para não sobrecarregar sempre a mesma região.

Aprenda a relaxar

Para manter a produtividade você também precisa relaxar. Técnicas simples de controle da respiração ou de meditação podem ajudar você a afastar o estresse e manter o equilíbrio. Levantar-se da cadeira de tempos em tempos, alongar-se e caminhar pelo escritório é essencial para reduzir a tensão, dar uma arejada nas ideias e voltar melhor para continuar as atividades. Se você passa horas em frente ao computador, não se esqueça de descansar a vista, afastando o olhar da tela a cada hora e, se possível, fechando os olhos por alguns segundos.

Busque o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Tanto a vida pessoal como a vida profissional precisam de dedicação e organização, para que uma não prejudique a outra. Evite levar seus problemas e assuntos de casa para o trabalho e, quando precisar resolver algo pessoal em horário comercial, faça em um momento mais tranquilo, que não impacte na sua produtividade. O mesmo vale para o contrário: não leve assuntos do trabalho para casa e, ao sair do escritório, desligue-se completamente, para que você possa relaxar e recarregar as energias para uma nova jornada no dia seguinte.

Encontre um trabalho que você ame

Essa dica é a mais importante de todas. Todos precisam de dinheiro para sobreviver, mas quando você só pensa no lado financeiro, o trabalho se torna um fardo bem pesado. O resultado? Menos produtividade, felicidade e mais estresse, doenças. Não há saúde física e emocional que aguente por muito tempo! Busque algo que você ama, assim, você acorda mais bem disposto para enfrentar os desafios do dia, encontra prazer em suas tarefas e aumenta suas possibilidades de ser mais bem-sucedido na carreira.

Essas são as dicas Onodera para você poder ter momentos mais agradáveis no ambiente de trabalho. Faça o teste e conte para a gente como foi a experiência!