Preparamos uma lista com histórias para lá de inspiradoras em que as mulheres são os destaques.

LIVROS

Mulheres públicas – Michelle Perrot
Escrito em 1998 e ainda muito atual, o livro mostra a luta das mulheres para conquistar espaço no poder público. Ao longo das páginas, a autora procura evidências que comprovam a resistência da presença feminina em alguns campos profissionais, além de falar sobre frentes de luta, palavras de força, imagens, ambientes de representação e determinação.

Garota, interrompida – Susanna Kaysen
Neste livro, Susanna conta sobre sua própria história. Em 1967, ela tinha apenas 18 anos e foi diagnosticada com Transtorno de Personalidade Limítrofe. Enviada para um hospital psiquiátrico, ela conhece outras garotas transtornadas, entre elas, uma sociopata, que organiza uma fuga para que possam retomar suas vidas. A obra inspirou o filme homônimo, que rendeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Angelina Jolie.

Para educar crianças feministas – Chimamanda Ngozi Adichie
Feito em forma de uma carta da autora para uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma menina, o livro traz 15 sugestões de como criar filhos dentro da temática feminista. Os conselhos são simples e giram em torno da formação igualitária a todas as crianças, que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mais.

FILMES

O sorriso de Mona Lisa
O filme se passa nos anos 1950 e fala sobre uma professora recém-graduada que consegue um emprego em uma conceituada escola de mulheres para dar aulas de História da Arte. Cansada com o conservadorismo da sociedade e do local em que trabalha, ela decide lutar contra essas normas e inspira suas alunas a fazerem o mesmo.

Sete dias com Marilyn
Adaptação do livro homônimo, o filme é retratado do ponto de vista de Colin Clark, assistente de filmagens que passou uma semana ao lado da atriz. Na época, ela queria escapar das pressões da rotina de estrela do cinema e podemos ver que, apesar de ser uma mulher cercada por padrões, ela também é humana e no fundo só quer ser amada.

A hora mais escura
Maya é uma agente da CIA que participa da operação que levou militares americanos a invadir o Paquistão, com o objetivo de capturar e matar o líder terrorista Osama Bin Laden. Ela trabalha em um ambiente machista e precisa lutar para impor suas ideias e fazer com que sejam aceitas. A atriz Jessica Chastain foi indicada ao Oscar pelo papel.