Levante a mão quem nunca sofreu para cuidar dos cabelos depois de um mergulho no mar. Por mais que você cuide direitinho dos seus fios, é só passar um dia na praia e pronto, lá está uma combinação nada agradável: frizz, pontas ressecadas e textura rebelde.

 

Antes de se desesperar, nós temos uma ótima ideia para aproveitar justamente esse momento: transformar seus cabelos pós-praia em um visual digno de uma sereia. Confira todos os cuidados:

 

  • Use e abuse do filtro solar específico para cabelos: sim, existem filtros solares criados justamente para serem usados nos fios, até porque a exposição solar é uma das principais causas do ressecamento capilar no verão. A dica é aplicar em todo o comprimento (não passe na raiz para não deixá-la oleosa) cerca de 15 minutos antes de entrar no mar. Além de manter os cabelos macios e hidratados, esses produtos também controlam a “rebeldia” logo após o mergulho.

 

  • Tire o excesso de sal: se você vai passar um tempo tomando sol na areia ou emendar o dia na beira da piscina, é fundamental lavar os fios no chuveiro para tirar o excesso de sal, que acaba “sugando” todas as proteínas presentes nos seus cabelos e contribuindo para o ressecamento. Se não houver um chuveiro por perto, lembre-se de levar uma garrafinha de água.

 

  • Lave com produtos próprios para o uso pós-sol: muitas marcas lançaram linhas completas para cuidar dos cabelos nesta época de verão, com ativos que combatem o ressecamento e deixam os fios macios e brilhantes. Para não ter erro, siga todas as recomendações de uso presentes nas embalagens.

Dica: se for usar máscara, lembre-se de aplicá-la depois do shampoo e antes do condicionador. Essa ordem é fundamental, já que o condicionador é responsável por fechar as cutículas dos fios.

 

  • Aposte no leave-in: produtos que garantem uma dose extra de hidratação são mais do que bem-vindos. Uma ótima dica é o leave-in, que deve ser aplicado quando os fios ainda estão molhados. Como dispensa enxague, ele age por mais tempo e ajuda a manter os cabelos saudáveis e protegidos.    

 

  • Deixar secar de forma natural: você já sabe (ou, pelo menos, deveria saber) que secador, chapinha e babyliss fazem mal aos fios, certo? Então, nada mais justo do que aproveitar o calor e o clima de praia para deixar os cabelos secarem naturalmente. Só não se esqueça de desembaraçá-los - o famoso pente de madeira é um ótimo aliado.  

 

  • Fazer coques e tranças assim que secar: os fios secaram? Bom, agora entra um truque de estilo para virar sereia de vez: prenda os cabelos em uma traça ou em um coque bem no alto da cabeça. Espere algumas horas e então solte. Pronto: você terá ondas lindas e naturais para desfilar por aí.