Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro, apontou que os brasileiros estão lendo cada vez menos. Entre os motivos que justificam esse dado, estão a constante falta de tempo e até mesmo o desinteresse por conhecer novas histórias. O que nem todos sabem é que o hábito de ler traz diversos benefícios para o corpo e para a saúde.

Quando lemos, estimulamos nosso senso de criatividade e aguçamos a nossa imaginação. Isso sem falar na possibilidade de aumentar o vocabulário, aprimorar a escrita e a noção de gramática. Com isso, nos tornamos mais preparados e capacitados para o mercado de trabalho.

Também foi comprovado que a leitura tem um papel fundamental para o cérebro. Ao ler sobre alguém que pratica uma corrida, por exemplo, imaginamos essa cena e os neurônios automaticamente são estimulados a fazer o mesmo, ou seja, é um incentivo e tanto para buscar a tão sonhada qualidade de vida.

Por isso, reserve pelo menos uma hora do seu dia para ler (pode ser antes de dormir) e aproveite todos os espaços de tempo ociosos para colocar a leitura em dia. Vale no trajeto até o trabalho, na sala de espera do consultório médico, no cabeleireiro e por aí vai.

O hábito de ler estimula a criatividade, expande o vocabulário e deixa as pessoas mais preparadas para o mercado profissional.