Você sabia que uma alimentação saudável e balanceada é uma das formas de evitar a queda de cabelo? Saiba mais.

Tem sentindo seus cabelos caírem mais do que o normal? Só de passar a mão já é possível retirar algumas dezenas de fios? Cuidado, isso é sinal que você precisa prestar mais atenção nos cuidados com o cabelo.

Sabemos que a queda de fios é normal e, em determinadas épocas, é possível que uns tipos de cabelo caiam mais e outros menos. Porém, quando a queda começa a ser muito frequente, é preciso avaliar o que fazer para solucionar o problema.

Como evitar a queda de cabelo?

01. Alimentação saudável

A queda de cabelo pode ser um forte indicativo da falta de vitaminas e minerais na alimentação. Por isso, basear sua dieta em alimentos ricos em ômega-3, vitamina A e C, ferro e zinco é uma forma de evitar a queda e fortalecer a saúde dos cabelos.

02. Lavagem completa

O recomendado é que a lavagem do cabelo seja feita ao menos 2 vezes por semana, pois é importante manter a oleosidade natural do cabelo para proteger os fios.

Porém, quando a oleosidade é excessiva ou quando há muita transpiração devido à prática de atividades físicas, é recomendado lavar o cabelo com mais frequência para que os fios fiquem fortalecidos e resistentes à queda.

03. Enxágue bem os cabelos

É essencial, durante a lavagem, enxaguar bem os cabelos, removendo o shampoo e o condicionador completamente. A presença de resíduos no couro cabeludo pode fazer com que haja mais oleosidade, promovendo a queda de cabelo.

04. Desembarace os cabelos ainda no banho

É muito interessante desembaraçar os cabelos ainda no momento do banho quando passar o creme ou condicionador, pois impede que, quando seco, o cabelo fique muito embaraçado e haja quebra dos fios ou quedas. Além disso, não deixe de desembaraçar primeiramente as pontas e deixar a raiz por último, isso também evita quedas de cabelo em maior volume.

05. Cuidado ao prender

Não é nada benéfico para a saúde dos cabelos prendê-los quando estão ainda molhados ou úmidos, pois assim é possível que a raiz sofra danos, favorecendo a queda. Por isso, espere sempre o cabelo secar para poder prendê-lo.

Caso, mesmo após esses cuidados, seus cabelos continuem caindo com muita frequência, é ideal procurar um médico para que sejam feitos exames e possa ser identificada a causa, pois pode ser consequência de alguma doença, alteração hormonal ou resposta de algum tratamento.